A Secretaria de Estado de Saúde (SES) mobilizará profissionais de saúde para a 21ª Campanha de Vacinação contra a influenza a partir do dia 10 de abril até 31 de maio. As doses estarão disponíveis, das 8h às 17h, em 1.845 postos de saúde em todo o Estado.

Do dia 10 de abril a 19 de maio, a vacina será aplicada em crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade e gestantes. A vacinação dos demais grupos acontecerá do dia 22 de abril a 31 maio, e a meta da SES é vacinar 4,8 milhões de pessoas e alcançar 90% do público-alvo.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e a óbito. Segundo ele, as crianças, as gestantes e os adultos com 60 anos ou mais são os grupos mais vulneráveis, e precisam se proteger.

A influenza provoca hospitalização e mortes por infecção. A vacinação reforça o sistema imunológico da pessoa, e é a melhor maneira de prevenção contra a doença.

Também serão imunizados adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independente da idade. A vacina também será ofertada aos professores das escolas públicas e privadas.

A Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES informa que em 2018, foram notificados 233 casos de influenza, com 30 óbitos. Em 2019, não ocorreu nenhuma notificação da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *