Vacinação contra a gripe tem baixa procura no RJ

Campanha de vacinação

A Secretaria de Estado de Saúde reforça a importância da população procurar um posto de saúde para se imunizar contra a Influenza. Segundo a Secretaria, mesmo com o reforço da ação do dia D, que aconteceu no dia 12, apenas 30% do público-alvo da campanha está vacinado. A meta é imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas em todo o estado. Na Região dos Lagos, as vacinas estão disponíveis nos postos de saúde.

De acordo com o Governo do Estado, o Sistema Único de Saúde estará disponibilizando a dose da vacina, até o dia 1 de junho. Gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais 60 anos, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas são o principal público-alvo.

“Pedimos que a população procure uma unidade de saúde e vacine-se. Temos apenas mais duas semanas de campanha e contamos com o envolvimento de todos. A gripe não é uma doença grave, mas entre os grupos prioritários pode se agravar, sim, e a vacina é uma das melhores formas de evitar que isso aconteça”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

As doses aplicadas durante a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Segundo o Governo do Estado, de janeiro até 7 de maio deste ano, foram notificados 263 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado do RJ, sendo seis deles causados pelo vírus H1N1 e 18 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período foram notificados 24 óbitos por SRAG, sendo 3 por H3N2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *