O talento já os levou até lá. Agora, falta o apoio para que cheguem. O Coletivo Artístico Humanos, grupo independente de dança contemporânea sediado em Arraial do Cabo, teve nove coreografias aprovadas para o 42º Festival de Dança de Joinville, que acontece de 21 de julho a 2 de agosto de 2025, em Santa Catarina. O evento é o maior do gênero no Brasil e um dos mais prestigiados do mundo, reunindo artistas de todas as regiões.
A seleção é motivo de orgulho para o grupo e para toda a Região dos Lagos, que ganha visibilidade nacional com essa presença no festival. No entanto, para viabilizar a participação, o coletivo precisa de apoio financeiro. Por isso, lançou a campanha “Um Palco dos Sonhos”, uma vaquinha online com o objetivo de arrecadar recursos para cobrir os custos com transporte, hospedagem e alimentação dos bailarinos. “Nove coreografias selecionadas em um evento como Joinville é uma conquista gigante. Estar nesse palco é um sonho que carrega o esforço de anos de trabalho coletivo e a esperança de jovens artistas da nossa cidade”, afirma Luan Canellas, diretor artístico do grupo.
Fundado há quatro anos, o Coletivo Artístico Humanos é composto por 22 bailarinos, entre profissionais e amadores. O grupo atua em Arraial do Cabo promovendo a dança em diferentes espaços — de escolas a comunidades periféricas — com o compromisso de democratizar o acesso à arte e criar oportunidades reais de desenvolvimento artístico e pessoal para a juventude local.
A ida ao festival representa um marco na trajetória do grupo, trazendo visibilidade, trocas com outros artistas, formação e novas perspectivas para o futuro dos bailarinos.
A campanha de financiamento coletivo está ativa na plataforma Vakinha, e as doações podem ser feitas com qualquer valor.

