Com aumento do índice de umidade, Região dos Lagos tem semana de calor e há possibilidade de chuva fraca

Zona de Convergência do Atlântico Sul ainda promove instabilidades no tempo da Região

Zona de Convergência do Atlântico Sul ainda promove instabilidades no tempo da Região. Foto: Reprodução/ Internet

Na Região dos Lagos, a semana começa com previsão de calor, muitas nuvens e umidade alta. Conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira (6), as temperaturas chegam aos 30ºC em todos os municípios da Região dos Lagos. E de acordo com a Delegacia dos Portos de Cabo Frio (DelCFrio), ventos moderados vindos do norte trazem umidade para os municípios da Região.

Nesta semana, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está acima do estado do Rio de Janeiro. No entanto, a proximidade do fenômeno com o estado ainda causa aumento no índice de umidade – que tem a máxima acima de 90% até a próxima sexta-feira (10). Caracterizado por um corredor de umidade que causa dias nublados, aumento do volume de chuva e queda das temperaturas, a ZCAS cruza o País de norte a sudeste.

A combinação da temperatura com o aumento dos níveis de umidade faz com que a sensação de abafamento prevaleça. Além disso, os fatores meteorológicos previstos contribuem para o aumento da possibilidade de chuva a partir desta terça-feira (7), o que pode promover instabilidades como rápidas pancadas de chuvas durante os próximos dias. 

Ainda segundo o Inmet, as temperaturas se mantêm abaixo dos 30ºC nos próximos dias. A previsão indica que a semana será de sol, nuvens e possibilidade de chuva fraca a moderada.

FacebookXWhatsAppThreadsTelegramShare