O Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), vinculado à Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro, realizou na manhã desta terça-feira (24) a coleta de amostras de sangue de uma criança moradora de São Pedro da Aldeia, suspeita de estar contaminada com MPOX, também conhecida como varíola dos macacos.

A criança, que não teve sua idade divulgada, foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e encontra-se em isolamento.

A Escola Municipal Antônio da Cunha Azevedo, onde a criança estuda fica no bairro Passagem, em Cabo Frio. De acordo com o último Censo Escolar, a unidade possui pouco mais de 340 estudantes e 20 professores. A direção da escola emitiu comunicado nesta segunda-feira (23) informando a suspensão das aulas e a realização de uma sanitização no local. A decisão foi tomada após a direção receber um atestado médico dos familiares da criança.

Em nota, a Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia informou que a criança permanece isolada e que uma equipe municipal de saúde esteve em contato com um infectologista da Fiocruz por meio de videochamada para orientações técnicas. A nota informa ainda que autoridades de saúde do município aguardam o resultado das análises para confirmar ou descartar o diagnóstico da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *