Defeso do camarão começa nesta quarta-feira (1º) na Laguna de Araruama

Período vai até junho e segue calendário definido com base em estudos científicos

A Lagoa de Araruama entrou, nesta quarta-feira (1º), no período de defeso do camarão. A partir de agora, fica proibida a captura, comercialização e transporte do crustáceo na região até o dia 30 de junho.

A medida segue determinação do Ministério da Agricultura e tem como objetivo proteger o ciclo natural da espécie, garantindo melhores condições para o crescimento do camarão e a recomposição dos estoques pesqueiros.

De acordo com especialistas e órgãos ligados à gestão da lagoa, o período entre abril e junho é considerado estratégico, já que coincide com o momento em que o camarão, após se reproduzir no mar, entra na laguna para crescer e se desenvolver em ambiente mais protegido.

Durante o defeso, a fiscalização é intensificada e o descumprimento das regras pode gerar penalidades. A expectativa é que a medida contribua para o equilíbrio ambiental da laguna e para a sustentabilidade da atividade pesqueira na Região dos Lagos.

FacebookWhatsAppTelegramXThreads