As escolas municipais que participarão da temporada 2020 do Programa de Educação Socioambiental Saúde Nota 10 começaram a ser definidas. Oferecido pela Prolagos desde 2012, a iniciativa, que já passou por cerca de 100 escolas e impactou mais de 40 mil estudantes, vai promover palestras sobre cuidados com o meio ambiente e reforçar a importância do consumo da água tratada e da coleta e tratamento de esgoto. As atividades começam no próximo mês e seguem até outubro, com pausa, apenas, no período das férias escolares.
Após a palestra interativa, os alunos são estimulados a participar de concurso cultural sobre o tema que aprenderam em sala de aula: desenho, para os estudantes do 1º ao 3º anos, e redação para os alunos do 4º e 5º anos. Os autores dos melhores trabalhos em cada categoria ganham uma bicicleta. Os segundos e terceiros lugares também são premiados. No encerramento do projeto, os alunos assistem ao espetáculo teatral “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”.
Ao longo do mês, a equipe de Responsabilidade Social da concessionária se reuniu com representantes das Secretarias Municipais de Educação de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia para apresentar todos os projetos desenvolvidos pela empresa e definir as escolas participantes em cada um deles.
“É importante trazer temas como esse para desenvolver, através dos jovens, o conhecimento na sociedade sobre os cuidados que precisamos ter com o meio ambiente. Com ações como essa, conscientizamos nossos alunos e professores sobre a responsabilidade de cada um na preservação de onde vivemos”, comentou a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação de Iguaba Grande, Marinalva Santos, que está definindo as escolas do município.
Durante o ano o Saúde Nota 10 passará por 15 escolas. Em Armação dos Búzios as atividades acontecerão nas escolas municipais Lydia Sherman e Emigdio Gonçalves Coutinho. Em Arraial do Cabo, as escolas que receberão o programa são Adolpho Beranger Junior e Francisco Luiz Sobrinho. Já em São Pedro da Aldeia foram contempladas as escolas municipais Carlota Rocha da Silva, Dulce Jotta de Souza, José Guimarães e Maria da Glória dos Santos Motta. As escolas municipais de Cabo Frio serão divulgadas em breve.