A Prolagos premiou nesta semana as escolas vencedoras da Gincana “De Olho no Óleo”, ação que envolveu alunos da rede pública das cinco cidades atendidas pela concessionária. Com o objetivo de conscientizar sobre os impactos ambientais do descarte inadequado de óleo de cozinha, a mobilização recolheu mais de 1,1 mil litros de óleo, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Durante o projeto, os estudantes aprenderam sobre os riscos do descarte incorreto, como a contaminação do solo e a poluição dos lençóis freáticos, além de receberem orientações sobre como armazenar o óleo usado em garrafas PET e destiná-lo corretamente aos pontos de coleta, como as bombonas nas lojas de atendimento da Prolagos, disponíveis o ano inteiro.
A executiva Institucional da Prolagos, Roberta Moraes, destacou que “essas situações podem ser facilmente evitadas com práticas simples e responsáveis, como a correta destinação de resíduos. Queremos conscientizar os estudantes para que adotem boas práticas e compartilhem esse conhecimento com a comunidade.”
Escolas premiadas, como o CIEP 147 Cecilio Barros Pessoa, em Arraial do Cabo, receberam mesas para futmesa e bolas novas para esportes, além de outras unidades, como as escolas de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Búzios e Iguaba Grande, que foram contempladas com mesas de jogos e passeios culturais.
A iniciativa também alertou sobre o impacto do óleo no sistema de esgoto, que, quando descartado de forma inadequada, pode entupir a rede e causar problemas graves de saúde, além de prejudicar o meio ambiente. O projeto “De Olho no Óleo” reforça que ações simples, como o descarte correto de resíduos, podem fazer a diferença na preservação dos recursos naturais.


