fbpx
HomeAraruamaEstado do Rio abre inscrições para o Provão do Ceja para 29...

Estado do Rio abre inscrições para o Provão do Ceja para 29 mil alunos concluírem os estudos

Inscrições podem ser feitas de forma gratuita até o dia 15 de setembro

-

Mais de 29 mil estudantes fluminenses vão poder concluir os ensinos fundamental e médio através do Provão do Ceja. A oportunidade é promovida pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

As inscrições do Exame Estadual de Certificação da Rede Ceja podem ser feitas de forma gratuita, até o dia 15 de setembro, na secretaria de uma das 59 escolas estaduais que integram a rede. Os interessados poderão se inscrever em um único nível de ensino (fundamental ou médio). Para participar do Provão do Ceja, o candidato deverá ter matrícula ativa em uma das unidades. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 22 de outubro de 2023.

“As oportunidades de conclusão dos estudos de ensino médio e fundamental através da certificação da Rede Ceja são de extrema importância para a população fluminense. Essa iniciativa proporciona uma chance real de acesso à educação e abre portas para um futuro melhor. É fundamental que todos tenham a oportunidade de concluir sua trajetória educacional e adquirir conhecimentos que serão essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional”, ressalta Mauro Azevedo, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O certificado será concedido ao aluno que passar nas provas, realizadas por área de conhecimento: Ciência da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química), Matemática e suas Tecnologias (Matemática), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia) e Linguagens e suas Tecnologias (Artes; Educação Física; Língua Portuguesa, com redação; e Língua Inglesa).

“As duas últimas edições do ‘Provão do Ceja’ foram sucesso absoluto com mais de 24 mil inscritos. Identificamos que havia uma demanda significativa pela conclusão dos ensinos fundamental e médio, e por isso, a Fundação Cecierj, através da Rede Ceja, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, inicia as inscrições para mais uma oferta da prova, que é a oportunidade de centenas de pessoas concluírem os estudos e se qualificarem”, destaca o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.

Portaria institui normas de avaliação, desempenho e certificação dos alunos da Rede Ceja

Essa será a terceira edição do “Provão do Ceja”, que voltou a ser realizado após 20 anos com a publicação da portaria nº 569 de 26 de maio 2022, que definiu normas de avaliação do desempenho escolar e estabeleceu regras para a regularização da vida escolar dos alunos da Rede Ceja no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Essa é a primeira portaria, após a criação, em 29 de maio de 1980, da modalidade de ensino em que a rede funciona (metodologia semipresencial), que trata exclusivamente da avaliação e da criação de exames de certificação.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Prefeitura de Cabo Frio nega contratação de irmão de Janja para...

0
Após visita dos deputados Lindberg Farias e Benedita da Silva, informações eram passadas que Luiz Cláudio da Silva assumiria a Secretaria de Assistência Social