Governo do Rio lança painel para monitorar casos de intoxicação por metanol

Ferramenta pública aponta um caso sob investigação em São Pedro da Aldeia

Governo do Rio lança painel para monitorar casos de intoxicação por metanol

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou nesta terça-feira (7), uma nova ferramenta digital para acompanhamento dos casos de intoxicação por metanol. O painel, disponível no portal Monitora RJ (https://monitorar.saude.rj.gov.br/), apresenta dados atualizados sobre notificações suspeitas, confirmadas e descartadas em todo o território fluminense. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), busca ampliar a transparência das informações e apoiar ações conjuntas das áreas de Saúde e Segurança Pública no combate a fraudes envolvendo bebidas adulteradas.

De acordo com a SES-RJ, o Estado tem um caso sob investigação em São Pedro da Aldeia e outro, em Niterói, já foi descartado. A secretaria também informou que recebeu, nesta segunda-feira (6), a primeira remessa de etanol farmacêutico enviada pelo Ministério da Saúde, e deu início à compra do antídoto utilizado no tratamento de pacientes intoxicados.

“As ações mostram que o Governo está tratando esse episódio com prioridade máxima para garantir tranquilidade à população em seu momento de lazer e confraternização. Saúde, Defesa do Consumidor e Polícia Civil estão em alerta e trabalhando em conjunto”, destacou o governador Cláudio Castro.

A criação de uma Sala de Situação, na última semana, foi uma das primeiras medidas adotadas para monitorar os casos e definir estratégias. Segundo a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, a SES-RJ segue orientando as unidades municipais e estaduais a notificarem prontamente os casos suspeitos e iniciarem o tratamento adequado.

“A Secretaria seguirá monitorando as possíveis suspeitas em todo o estado. É importante que a população tenha cuidado com a procedência das bebidas alcoólicas”, reforçou.

Os sintomas da intoxicação por metanol incluem visão turva, desconforto gástrico e irritação estomacal após o consumo de álcool. Casos suspeitos devem ser encaminhados imediatamente para atendimento médico. O Hospital Estadual Anchieta, no Rio de Janeiro, é a unidade de referência para o tratamento dessas ocorrências.

FacebookXWhatsAppThreadsTelegramShare