A partir de quarta-feira (03) as gestantes do grande Jardim Esperança passam a contar com o atendimento ambulatorial de pré-natal de alto risco. O serviço será oferecido no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS), em Cabo Frio. Ao todo serão 50 agendamentos semanais e os encaminhamentos serão feitos pelas Estratégias em Saúde da Família (ESF) da Atenção Básica.
Atualmente, a área possui 314 gestantes que se beneficiarão do serviço. Elas são acompanhadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e pelas ESFs do Porto do Carro, Tangará, Caminho de Búzios, Boca do Mato, Vila do Ar e Peró. Antes da iniciativa ser implantada na unidade, as gestantes do grande Jardim tinham que se deslocar até o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga, para ter o acompanhamento em caso de gestação de alto risco.
“Estamos muito satisfeitos em implantar esse atendimento para as grávidas que se encontram em uma gestação que inspira cuidados redobrados. É uma conquista muito significativa para a unidade e para a comunidade do Jardim”, comemorou a médica Priscilla Gaspareto, diretora médica do Hospital do Jardim Esperança.
A profissional acrescentou que as gestantes continuarão sendo acompanhadas pelas ESF’s, e que esse acompanhamento em conjunto será feito por obstetra e contará com apoio de exames de imagem como ultrassom, e também laboratoriais, que serão realizados no Hospital do Jardim Esperança.
De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, o objetivo do pré-natal de alto risco é interferir no curso de uma gestação que possui maior chance de ter um resultado desfavorável, de maneira a diminuir o risco ao qual estão expostos a gestante e o feto, ou reduzir suas possíveis consequências adversas.