Região dos Lagos promove caminhadas e atos do Agosto Lilás contra a violência doméstica

Iguaba Grande, Araruama, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio terão mobilizações até o fim do mês

Iguaba Grande, Araruama, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio terão mobilizações até o fim do mês

A campanha Agosto Lilás, que marca a luta pelo fim da violência contra a mulher, vai mobilizar diferentes cidades da Região dos Lagos com caminhadas, atos públicos e atividades de conscientização. As ações, realizadas em Iguaba Grande, Araruama, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, têm o objetivo de reforçar a importância da denúncia e promover o respeito, a igualdade e a liberdade feminina.

Em Iguaba Grande, a tradicional Caminhada do Agosto Lilás acontece no dia 27 de agosto, com concentração às 9h em frente ao Colégio Francisco de Paula Paranhos. A saída está prevista para 10h em direção à Praça Edyla Pinheiro. O tema deste ano é “Lugar de mulher é onde ela quiser!”, destacando a necessidade de combater a violência doméstica e defender os direitos das mulheres.

Já em Araruama, a Marcha de Combate à Violência Contra a Mulher será realizada em 28 de agosto, às 16h, com concentração na Praça da Bíblia. A caminhada deve reunir moradores, entidades e movimentos sociais em um ato de mobilização pelo fim da violência de gênero.

No caso de São Pedro da Aldeia, a cidade promove a 3ª Caminhada Lilás no dia 30 de agosto, a partir das 8h, na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro. Os organizadores pedem que os participantes usem blusa branca ou lilás. Antes da caminhada, haverá alongamento e aula de dança com a professora Sandra Fernandes.

Também em 30 de agosto, a programação de Cabo Frio vai reunir a população na Orla das Palmeiras, das 8h às 12h, com atividades de encerramento da campanha. O encontro contará com aula de defesa pessoal, roda vivencial com a psicóloga Ariadne Oliveira e apresentação musical de Rayllane Mendes.

As mobilizações integram a agenda nacional do Agosto Lilás, criada para sensibilizar a sociedade sobre a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher. Em todas as cidades, a mensagem é única: unir forças pela vida, pela liberdade e pelo respeito às mulheres.

FacebookWhatsAppTelegramXThreads