Prefeitura de Arraial do Cabo diz que notícias falsas foram divulgadas sobre esgoto nas praias 

Segundo a Prefeitura de Arraial do Cabo, notícias falsas foram divulgadas nas redes sociais sobre o que ocorreu nas praias da cidade após o município ter sido afetado com as fortes chuvas que caíram na noite de sexta-feira (25). Além dos alagamentos em diversos pontos, as manilhas que ligam a lagoa do Parque Público Municipal se romperam, despejando água da chuva com resíduos de esgoto na Prainha. O canal de esgoto foi, de fato, aberto na Praia dos Anjos, o que deixou o local impróprio para banho.

Entretanto, ainda segundo a prefeitura, circularam fotos da Praia do Forno com águas escuras, contendo informações falsas que sugerem que um vazamento de esgoto está indo direto para o mar. O secretário do Ambiente, Márcio Croce, explicou que o que chegou às águas da Praia do Forno diretamente foi a lama que escoa do morro e transborda a laguna natural na praia.

A geógrafa Luiza AJ de Aguiar, formada e pós-graduada em gerenciamento socioambiental costeiro, e doutoranda em Meio Ambiente, com área de estudo a Unidade de Conservação Marinha de Arraial, publicou em seu perfil oficial no Facebook para esclarecer a situação que ocorre na Praia do Forno, e garantiu que a Praia do Forno não possui ligação direta de esgoto.

“Na Praia do Forno, não existe tubulação de esgoto, nem de água pluvial. O que acontece no local é a drenagem da água que desce do morro, de forma natural, trazendo terra e matéria orgânica da vegetação e fauna local. Atrás dos quiosques, tem uma área lagunar que só se forma em épocas de chuva. Se a chuva for “pouca”, a área lagunar suporta a carga. Se a chuva for muita, ela trasborda e corre para o mar” explica a geógrafa.

A Praia do Forno entrou na lista de praias impróprias devido as águas da Praia dos Anjos, contaminada pelo esgoto, chegarem até a região com o movimento das marés. Mas, na tarde desta quarta-feira (30), a Praia do Forno e Prainhas do Pontal do Atalaia foram liberadas para banho pela Secretaria Municipal do Ambiente, após avaliar as condições da água que amanheceram com sua coloração normal.

“A cidade inteira ficou alagada, normal essa água toda escoar para o mar e com ela, terra, matéria orgânica, alterando a cor da água. Infelizmente o esgoto (onde não há canalização, tratamento, fossa) também foi despejado. Mas, em breve, tudo volta ao normal, como já está acontecendo” explica a geógrafa Luiza.

Em nota, a prefeitura disse que segue monitorando todas as praias do município e divulgando diariamente sobre a real situação, alertando a balneabilidade das praias. A questão envolve o meio ambiente e a saúde pública, portanto, permanece a recomendação para não tomar banho na Prainha e Praia dos Anjos.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a concessionária Prolagos coletaram material para analisar se houve contaminação nas águas. Os resultados do Inea estão previstos para serem entregues na sexta-feira (01) e da Prolagos para meados de fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *