O Procon de São Pedro da Aldeia recebeu denúncias de aumento abusivo de preços nos estabelecimentos. Nas últimas duas semanas, 20 lojas foram fiscalizadas e notificadas por apresentarem preços abusivos em alguns produtos, como álcool em gel, leite, cartela de ovos e legumes.
De acordo com a assessora técnica do órgão, Pâmela Monteiro, nas operações, os comerciantes justificaram as alterações de preços em função de terem comprado mais caro do fornecedor. Por isso, o Procon notificou individualmente 20 empresas denunciadas, entre farmácias, supermercados e comércios afins, para apresentarem as notas fiscais dos referidos produtos.
“Começamos a receber notas fiscais de algumas das empresas notificadas e verificamos um aumento do preço por parte do fornecedor. Com isso, estamos encaminhando essas notas ao Ministério Público, para notificar esses distribuidores”, explicou Pâmela.
A pandemia do coronavírus mudou também o perfil das reclamações que chegam ao Procon aldeense. Segundo Pâmela, até pouco tempo atrás os vilões eram outros.
“Ano passado recebíamos denúncias em relação ao preço dos combustíveis e chegamos a notificar 18 postos. Hoje, o consumidor mais atento faz a denúncia on-line. O maior vilão hoje é o álcool em gel, que teve um aumento abrupto da procura”, disse.