A Região dos Lagos teve 11 praias aprovadas na avaliação final do Júri Internacional do Programa Bandeira Azul para a temporada 2025/2026. O anúncio oficial foi divulgado na manhã desta sexta-feira (3), pela coordenação nacional do programa.
As contempladas são Laguna de Caiçara (Arraial do Cabo); Azeda, Forno, Tucuns e José Gonçalves (Búzios); Peró, Pontal do Peró e Foguete (Cabo Frio); Ubás e Cidade Nova (Iguaba Grande); e Sapiatiba (São Pedro da Aldeia). Na lista, há quatro praias estreantes: José Gonçalves, Foguete, Pontal do Peró e Cidade Nova.
A certificação Bandeira Azul, uma das mais prestigiadas premiações ambientais para áreas costeiras do mundo, é concedida a praias e marinas que atendem a 38 critérios rigorosos, relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, preservação patrimonial e educação ambiental.
Ao todo, o júri aprovou 50 praias e 10 marinas em todo o Brasil. No estado do Rio, onde a Região dos Lagos lidera o ranking, foram 18. O reconhecimento reforça o papel do País, e em especial da Região dos Lagos, como referência em sustentabilidade e turismo responsável.
A coordenadora do programa em Cabo Frio, Luísa Rieth, destacou a importância da conquista. “O selo Bandeira Azul traz benefícios diretos para moradores, visitantes e para a valorização das nossas praias”, salientou.
A cerimônia nacional de entrega da certificação será realizada no dia 31 de outubro, às 14h, no Iate Clube de Santos, sede Guarujá, em São Paulo.


