fbpx
HomeCabo FrioRetirada de areia no Canal do Itajuru rouba a cena da paisagem...

Retirada de areia no Canal do Itajuru rouba a cena da paisagem em Cabo Frio

Tamanho da obra chama a atenção de quem transita pela região, na altura do bairro da Passagem

-

Quem passa pela região do Canal do Itajuru, na altura do bairro histórico da Passagem, em Cabo Frio, tem se surpreendido com a envergadura das obras de retirada de areia do local. Não tem como não parar para observar o tamanho da ‘montanha’, como mostram as imagens captadas nesta sexta-feira (23).

As obras de dragagem da Laguna de Araruama chamaram a atenção dos ambientalistas. Sendo assim, ativistas levaram ao Ministério Público Federal (MPF) denúncia sobre a realização de engordas das praias com areia para atender à especulação imobiliária. A preocupação não se concentra apenas em Cabo Frio, mas se expande para vizinhas, como São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo.

Em reunião no fim do ano passado, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) se comprometeu a não gastar dinheiro do estado para fazer esse tipo de intervenção sem que houvesse destino para o público. Na época, o MPF recomendou a paralisação das dragagens. A medida deveria se estender até o esclarecimento dos impactos “ao meio ambiente, à saúde humana, ao patrimônio imobiliário da União e aos pescadores locais”.

Por meio de nota, nesta segunda-feira (26), o Inea informou que as obras de desassoreamento do Canal do Itauru já concluíram 75% das intervenções. A previsão de finalização é para o primeiro semestre de 2024.

“No caso das engordas, foram feitas análises ambientais técnicas para seguir com as intervenções”, assegurou o instituto. De acordo com o Inea, batimetria, granulometria e ecotoxicidade da areia são os procedimentos que os especialistas testaram. “Vale destacar que as engordas são das faixas de areia, não havendo impacto no espelho d’água”, afirmou o órgão.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas