Tratamento de radioterapia pelo SUS é disponibilizado em Cabo Frio

Tratamento de radioterapia pelo SUS é disponibilizado em Cabo Frio

Foi dado início nesta terça-feira (13) as consultas para o atendimento de radioterapia, feito pelo SUS, na Onkosol em Cabo Frio, para pacientes da Região dos Lagos. Esta era uma reivindicação antiga dos pacientes que precisam deste tipo de exame de alta complexidade e que eram feitos apenas em Campos dos Goytacazes ou no Rio de Janeiro.

Ficou definido que Cabo Frio vai ofertar, inicialmente, 20 vagas por meio da regulação da Secretaria Estadual de Saúde, com um atendimento regionalizado. Ao longo dos meses, haverá um ajuste da quantidade de vagas, de acordo com a capacidade do prestador do serviço e de acordo com os recursos disponibilizados para custear o procedimento. Nesta terça-feira (13) estavam previstas quatro consultas, sendo uma de um paciente de Rio das Ostras e três de Cabo Frio.

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir ou impedir que as células de um tumor aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores.

Cerca de 50% dos pacientes com câncer é tratada com radiações. É cada vez maior o número de pessoas que ficam curadas com este tratamento. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. As aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes. Para muitos deles, a radioterapia é bastante eficaz, fazendo com que o tumor desapareça e a doença fique controlada, ou até mesmo curada.