A região banhada pelo mar e pela Lagoa de Araruama tem, tradicionalmente, devoção ao santo padroeiro dos pescadores, o São Pedro, segundo a Igreja Católica. As cidades da Região dos Lagos já realizam diversas atividades religiosas e nesta sexta-feira (29), no dia do santo, missas e procissões marítimas vão celebrar a data.
Em São Pedro da Aldeia, onde o santo é o padroeiro da cidade, os festejos acontecem até domingo (1º) em frente à Igreja Matriz, na Praça Agenor dos Santos, no Centro. Nesta sexta (29), feriado municipal, a procissão terrestre inicia às 17h com saída do Porto da Aldeia. A missa será às 19h. Após a celebração, acontece o show de Dudu Amaral.
Em Arraial do Cabo, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus realizará missa campal a partir das 10h30 na Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos. Após a celebração, haverá procissão marítima até a pedra onde fica a imagem de Nossa Senhora dos Remédios. Também haverá programação no distrito de Figueira.
Em Cabo Frio, a procissão está prevista para o domingo (1º) às 11h. As embarcações sairão enfeitadas do Terminal dos Transatlânticos e percorrerão um percurso que vai até o Forte São Matheus.
Já em Iguaba, a procissão acontece nesta sexta, às 16h, no Píer do Porto da Salga, próximo a Casa do Pescador Ude Viana. O percurso será feito até a Capela de Nossa Senhora da Conceição, onde será feita a benção dos barcos e acontecerá um concurso que premiará os três barcos com a melhor decoração.
Segundo a tradição cristã católica, Pedro era pescador e trabalhava na região da Galiléia, quando recebeu um chamado de Jesus Cristo para ser um de seus 12 apóstolos.
*Com informações da Folha dos Lagos