A devoção a São Pedro, padroeiro dos pescadores, toma conta da Região dos Lagos neste final de junho. Em um misto de fé, tradição e festa popular, municípios como Araruama, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Iguaba Grande realizam programações especiais para celebrar o santo que tem forte ligação com a cultura pesqueira e a identidade das cidades litorâneas.
Em Araruama, as festividades acontecem entre os dias 27 e 29, na Praia do Hospício, com apoio da Igreja de São Pedro e da Prefeitura. A programação inclui missas, procissões marítima e terrestre, shows gratuitos e até bingo. “A Festa de São Pedro é um patrimônio afetivo e religioso da nossa cidade”, destacou o secretário de Turismo, Thiago Moura. A celebração atrai moradores e visitantes, movimentando o turismo e a economia local.
Em São Pedro da Aldeia, onde São Pedro também é o padroeiro, a celebração se estende até o dia 6 de julho, com novenas, festas temáticas, procissões, missas e até uma corrida comemorativa. No domingo, 29, o destaque é a procissão marítima e terrestre às 16h, que parte da Capela de São Pedro (Porto) em direção à Matriz Histórica, no Centro, onde haverá show católico às 21h.
Em Cabo Frio, o tradicional festejo acontece no bairro da Gamboa e também culmina no dia 29, com celebrações religiosas e shows musicais. A parte festiva começa nesta sexta-feira (27), com shows e barracas típicas, e segue até domingo com encerramento após a missa. A Rua José Rodrigues Povoas, no coração do bairro, é o ponto de encontro para fiéis e turistas.
Iguaba Grande terá como ponto alto a Procissão Marítima na Lagoa de Araruama, com barcos ornamentados conduzindo a imagem do santo a partir das 10h do dia 29. Antes disso, os pescadores participam de um café da manhã no Porto de Cidade Nova. À tarde, a programação segue com missa solene, procissão terrestre, barracas e louvor. A festa é organizada pela Secretaria de Pesca e reforça os laços entre a cidade e a atividade pesqueira artesanal.
Em Arraial do Cabo, a celebração acontece na Igreja de São Pedro, no bairro Figueira. A programação começou com a novena e segue até o dia 29 com barracas, apresentações musicais e procissões. A tradicional procissão marítima será às 11h de domingo, com embarcações saindo nas proximidades do campo do Beira Mar. Às 17h, a procissão terrestre percorre o bairro, seguida de missa, show e queima de fogos.
As comemorações a São Pedro na Região dos Lagos é um importante símbolo da cultura popular e da fé que move comunidades inteiras ligadas à pesca e ao mar.


