Geoparque Aspirante Costões e Lagunas, na Região dos Lagos, recebe avaliadores da UNESCO 

Geoparque Aspirante Costões e Lagunas localizado em Arraial do Cabo: Foto: Divulgação Condetur

De terça-feira (23) a quarta-feira (24), Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio Búzios e Arraial do Cabo, vão receber a visita dos avaliadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, Artur Sá (Portugal) e Miguel Cruz (México) para a avaliação do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas da Costa do Sol do Rio de Janeiro, que integra 16 cidades do interior do Rio de Janeiro, que inclui os municípios da Região dos Lagos. 

A dupla irá analisar as condições para conceder ao conjunto de atrativos naturais e culturais da região o título de Geoparque Mundial da UNESCO, título de prestígio internacional que valoriza boas práticas de gestão territorial, reconhece o patrimônio existente e promove o desenvolvimento local.

“Os avaliadores irão conferir e avaliar o Dossiê entregue em novembro de 2023, além de observar as ações que estamos realizando quanto à sinalização turística do Geoparque nas 16 cidades integrantes, e apreciar o material distribuído nos pontos de informação turística, nas escolas e outros. Estamos muito otimistas”, conta Marco Navega, presidente do Condetur Costa do Sol, entidade coordenadora da visita, juntamente com o Contur da Costa Doce e o Conselho Gestor do Geoparque, orientados pela Professora Katia Mansur da UFRJ.

Criado em 2011 e com área de quase 11 mil km², o Geoparque Aspirante Costões e Lagunas soma mais de 460 km de litoral, indo de Maricá a São Francisco de Itabapoana. O local compreende áreas de interesse científico, didático e pedagógico, turístico, histórico, pré-histórico, cultural e ecológico, espalhados pelos municípios. 

Cerca de 15% de toda a área corresponde à Unidades de Conservação municipal, estadual ou federal, além de espelhos d’água de lagoas e lagunas além de rios de grande importância hídrica para o Estado e a região.

Por que a criação do Geoparque? 

O objetivo da criação do geoparque e da busca por chancelas mundiais é para a conservação de uma área com beleza e conteúdo geocientífico singular, pontua a Condetur. O sítio compreende costões com mais de dois bilhões de anos de história geológica, flora e fauna endêmicas e lagunas hipersalinas. 

Além disso, os vestígios arqueológicos existentes e sítios de interesse histórico e cultural também fazem parte do geoparque, em especial, os relacionados às primeiras povoações brasileiras, à exploração do pau-brasil, à invasão francesa em Cabo Frio e o caminho dos Jesuítas.

A região também foi registrada nas passagens de naturalistas como Charles Darwin, príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied e Saint-Hilaire. Além disso, há ainda os faróis, as histórias dos naufrágios, as construções tombadas, as lendas e os mitos contadas pela população caiçara e quilombola.

Programação completa da vista na Região dos Lagos

23/07

Araruama

. Lagoa Vermelha

Tipo de sítio: Geológico e Cultural – estromatólitos holocênicos e salina tradicional

Arraial do Cabo

. Brejo do Espinho

Tipo de Sítio: mirante geológico – laguna hipersalina com depósitos de dolomita de origem microbial. Como a área é sujeita a alagamentos em tempo de chuva, pode não ser possível alcançar o sítio para visualizar a dolomita

. Pontal do Atalaia

Tipo de Sítio: Mirantes geológico, turístico, cultural e ambiental – ressurgência (que altera o clima regional e propicia riqueza para a pesca artesanal), Capital do Mergulho do Brasil e beleza cênica

Iguaba Grande

. Pedra da Salga + Lagoa de Araruama

Tipo Geológico e Turístico – passeios de barco até uma falha geológica

São Pedro da Aldeia

. Praia da Baleia + Colônia de Pesca da Baleia

Tipo de Sítio: cultural – encontro com pescadores e artesãs

24/07

Armação dos Búzios

. Praia do Forno

Tipo de sítio: Geológico e Turístico – Bandeira Azul – Orogenia Búzios no Cambriano, praia com areia rosa / vermelha pela presença de granada em abundância, com cianita e sillimanita na composição das rochas.

. Sede do Quilombo de Baía Formosa + E.M. Professora Lydia Sherman

Tipo de sítio: Cultural. Afloramento África Geológica; Escola quilombola infantil que utiliza nosso material paradidático nas aulas com as crianças

Cabo Frio

. Praia Brava

Tipo de sítio: Geológico e Turístico – Ofiolitos

. Fazenda Campos Novos + Escola Nilo Batista

Tipo de sítio: Fazenda Jesuítica do século 17, com paleofalésias, paleolagunas e sambaqui), passagem de Charles Darwin e escola

Tipo de sítio: Geológico e Cultural – erosão costeira no delta do Rio Paraíba do Sul. Pode-se, ainda, visitar a Casa do Artesão Sanjoanense

FacebookWhatsAppTelegramXThreads