fbpx
HomeAraruamaInscrições para curso de condutores de visitantes do Parque Costa do Sol...

Inscrições para curso de condutores de visitantes do Parque Costa do Sol será aberta

Interessados devem realizar as inscrições até o dia 23 de fevereiro. O curso é gratuito

-

A partir dessa segunda-feira (19), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) abre inscrições para o curso de capacitação de Condutores de Visitantes do Parque Estadual da Costa do Sol, direcionado para os moradores da Região dos Lagos. O período de inscrições vai até o dia 23 de fevereiro. O curso é gratuito.

Serão oferecidas 30 vagas regulares, sendo 15 vagas preferencialmente para a comunidade quilombola local e 15 para outros inscritos e residentes nos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Ainda serão ofertadas cinco vagas adicionais para Guias de Turismo.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente no Instituto Federal Fluminense – IFF campus Cabo Frio, das 10h às 16h. A documentação necessária no ato da inscrição são duas fotos 3×4, comprovante de residência, RG, CPF, ficha de inscrição devidamente preenchida, atestado de saúde atualizado comprovando aptidão física para o exercício da atividade ou declaração de aptidão física assinada, comprovante de renda; cópia da declaração do Imposto de Renda 2017 e Cadastro do Ministério do Turismo (caso seja Guia de Turismo), entre outros. A ficha de inscrição e a declaração de aptidão física podem ser solicitadas pelo e-mail: eaupecs@gmail.com ou pelo telefone: (22) 2647-3466.

O curso de capacitação de condutores de visitantes abrange áreas como a história do parque, noções de ecologia, geografia, turismo e sustentabilidade, legislação ambiental, técnicas de condução, criação de roteiros, cartografia e segurança, divididas entre os módulos teórico e prático.

As aulas teóricas começam no dia 12 de março, com previsão de término para o dia 23 de abril. O curso será ministrado de segunda à sexta-feira, das 18h30 às 22h, no Instituto Federal Fluminense – IFF Campus Cabo Frio. As aulas práticas acontecem em cinco finais de semanas entre esse período. A carga horária total das aulas é de 145 horas, incluindo o estágio feito em diversas áreas do parque, através de tarefas de educação ambiental, manejo de trilha e condução. 



O Programa Estadual de Guias e Condutores do Inea tem como objetivo capacitar, ordenar e certificar as atividades de guiagem e condução de visitantes nas unidades de conservação do Estado.

A qualificação de condutores locais de visitantes busca auxiliar o desenvolvimento social e econômico por meio do fomento das práticas de guiagem, propiciando geração de renda para comunidades do entorno, e também, aproximando os moradores das unidades de conservação. Além disso, permite oferecer ao visitante a possibilidade de uso deste serviço turístico com segurança, qualidade e mínimo impacto nas visitas aos parques.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -
target="_blank"

Colunas

Mais lidas

Retirada de areia no Canal do Itajuru rouba a cena da...

0
Quem passa pela região do Canal do Itajuru, na altura do bairro histórico da Passagem, em Cabo Frio, tem se surpreendido com a envergadura...