Na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, nos primeiros quatro meses de 2024, foram registrados cerca de 329 casos de incêndios florestais, sendo Araruama o município com maior incidência de queimadas com 149 casos, Cabo Frio com 57 casos, Arraial do Cabo com 50 casos, São Pedro da Aldeia com 45 casos, Armação dos Búzios com 20 casos e Iguaba Grande com 8 casos registrados.
Segundo dados recentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no mesmo período do ano o Brasil registrou 17.182 incêndios florestais, o que caracteriza um aumento de 81% em relação ao mesmo período de 2023. As informações foram obtidas através de imagens de satélite do instituto.
De acordo com a Defesa Civil do Rio de Janeiro, umas das principais causas de queimadas florestais nessas cidades é a soltura de balões, associada a baixa umidade do ar e a falta de regime de chuvas.
“Outras causas comuns são as guimbas de cigarro em locais inapropriados, a queima de lixo indiscriminada e a soltura de fogos de artifício, por exemplo”, disse o assessor de imprensa da Defesa Civil, Fábio Rodrigues.
Ainda segundo a Defesa Civil, os incêndios florestais também podem se iniciar de forma espontânea, mas os fatores climatológicos e ambientais são decisivos para potencializar a queimada, facilitando a propagação e dificultando controle do fogo.
O órgão também reforça que esses incêndios florestais causam sérios problemas para o meio ambiente, já que o solo fica mais pobre, perde a cobertura vegetal e fica mais vulnerável para futuros problemas com chuvas e deslizamentos de terra. Por isso é importante evitar e relatar essas queimadas.
“Se você mora em locais próximos à vegetação e observou que o fogo está se aproximando de sua casa, o ideal é sair da residência o mais rápido possível e acionar o 193 para que os bombeiros militares possam o quanto antes atender a ocorrência”, explicou Fábio.
O Fonte Certa solicitou à Defesa Civil a relação de quantos hectares queimados por ano em cada cidade da Região dos Lagos, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.