Grupo com mais de 200 golfinhos é visto no mar de Arraial do Cabo

Um grupo com mais de 200 golfinhos nariz de garrafa foi encontrado na Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo por pesquisadores do projeto Mar de Baleias e do Laboratório Ecomar da UFRJ.

Utilizando tecnologia avançada, eles recolheram uma amostra biológica de pele e gordura do animal para traçar o DNA de cada indivíduo, assim como comportamento e número de espécies. Essas pesquisas desempenham um papel crucial na compreensão e conservação da vida marinha. Com o material biológico será possível fazer, inclusive, um estudo sobre plástico e metais pesados nesses animais.

 O Projeto Mar de Baleias foi criado pela Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Funtec Ambiental, buscando desenvolver parcerias com universidades e pesquisadores de cetáceos, a fim de fomentar estudos sobre esses animais em nossa região. Em especial o monitoramento de espécies pouco estudadas, como a baleia de bride, uma de nossas visitantes mais frequentes.

Além disso, o projeto, que conta com o apoio do ICMBio, promove a conscientização sobre a importância da preservação, de práticas sustentáveis e a proteção eficaz.