A Praia do Pontal, em Arraial do Cabo, recebeu, nesta terça-feira (20), pesquisadores do projeto Costão Rochoso para o monitoramento de tartarugas marinhas. A iniciativa bimestral ocorre nas praias do Pontal, dos Anjos e Grande. Assim sendo, o objetivo é acompanhar de perto as espécies que compartilham seu habitat próximo ao Costão Rochoso.
Nesse sentido, o monitoramento visa não apenas observar, mas zelar pela saúde desses animais. Nesta quarta-feira (21), a ação será na Praia Grande, ainda com foco nas tartarugas.
No monitoramento desta terça, duas tartarugas verdes foram recapturadas, oferecendo aos pesquisadores a oportunidade de aprofundar seus estudos. A partir de agora, os animais passarão por uma análise, incluindo medição e pesagem, permitindo a verificação de crescimento e o acompanhamento contínuo de sua saúde.
A Prefeitura de Arraial do Cabo ressalta que o município é uma Reserva Extrativista Marinha. De acordo com a legislação, o uso de redes de três malhas ou redes de nylon é proibido. A restrição objetiva evitar que esses animais fiquem presos nas redes e venham a óbito por afogamento. Por conta disso, a cidade é como um paraíso para as tartarugas.
O projeto Costão Rochoso se dedica à pesquisa e conservação do ecossistema marinho. O grupo monitora todas as espécies em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A pesquisa possui autorização SisBio.