A Reserva Extrativista de Arraial do Cabo (RESEX) foi alvo de uma operação conjunta da Polícia Federal, do IBAMA e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) neste último domingo (25). As autoridades realizaram ações de combate à pesca irregular na Resex.
Durante a operação, uma embarcação que atuava sem licença e realizava a pesca de arrasto foi apreendida e multada. Os agentes também confiscaram cerca de 400 kg de diferentes espécies de pescados provenientes da pesca ilegal ocorrida na porção marinha da Resex. Após a apreensão, os peixes foram à Colônia de Pescadores de Arraial do Cabo, que distribuíram os peixes em comunidades carentes do município.
Em período de defeso, as ações de fiscalização da Resex de Arraial do Cabo é um assunto de grande preocupação das instituições. No dia 13 de agosto, a Câmara dos Deputados, através da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, realizou audiência pública para falar sobre os problemas de fiscalização da reserva.
Criada em 1997, a reserva tem como objetivo garantir a exploração autossustentável e a conservação dos recursos naturais e renováveis, tradicionalmente utilizados para pesca artesanal, realizada pela população local.