Uma tartaruga foi devolvida ao mar na tarde desta quinta-feira (8) no Largo da Praia do Forno, em Arraial do Cabo, após tratamento contra tumores no C.T.A – Centro de Treinamento de Aquicultura do município. O animal estava sendo cuidado desde setembro, quando foi encontrado debilitado nas Prainhas do Pontal.

“Ela tinha o que chamamos de fibropapilomas. Como existiam muitos tumores, nós tivemos que aguardar um período entre uma cirurgia e outra, por isso ela está conosco desde setembro e só agora foi devolvida ao mar”, explicou a bióloga Mariana, que acompanhou todo o processo.

A fibropapilomatose é uma doença caracterizada pela presença de múltiplos tumores de pele que podem também afetar órgãos internos. O problema ocorre nas tartarugas de todos os oceanos, afetando principalmente as verdes. Embora sejam tumores de natureza benigna, podem prejudicar o deslocamento e alimentação dos animais, causando debilidade e, consequentemente, a morte.

Segundo a Prefeitura, quem encontrar um algum animal debilitado na cidade deve entrar em contato pelos números (22)2622-2334 ou 199.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *