Com 405 associados, Amanrasa conquista o posto de maior associação de moradores de Búzios

Trajetória da entidade comunitária mais jovem do município é marcada pela articulação política por pautas como segurança, meio ambiente, mobilidade urbana e saneamento básico

Com pouco mais de dois anos de atividades em Búzios, nesta semana, a Associação de Moradores das Praias de Manguinhos e Rasa (Amanrasa) se consolidou como a maior entidade comunitária no município, ao alcançar 405 associados. E, devido ao trabalho estratégico de representação dos interesses dos moradores, a associação mais jovem do município de Búzios tem servido de modelo para outras entidades no estado.

Neste pouco tempo, a Amanrasa se tornou referência em organização, mobilização e impacto nas políticas públicas locais, influenciando decisões que afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores e o desenvolvimento sustentável do município. Entre as principais ações do grupo pelos moradores de Manguinhos e da Rasa, estão: o monitoramento diário da região através de câmeras de segurança, a instalação de 30 lixeiras nas praias de Manguinhos e Rasa e a participação ativa na revisão do Plano Diretor do município, contribuindo para o planejamento urbano sustentável.

A associação tem se mostrado, ainda, uma voz ativa na fiscalização do fornecimento de energia elétrica e na implementação de soluções ambientais, como a organização da coleta seletiva e o ordenamento náutico em parceria com a Capitania dos Portos. E a grande capacidade de articulação com o poder público faz com que as ações que compõem sua trajetória promovam avanços em áreas essenciais como segurança, meio ambiente, mobilidade urbana e saneamento básico.

Mobilização para mudanças reais

O crecimento do número de associados da Amanrasa foi possibilitado pela entrada do Condomínio Jardim do Lago na organização. A decisão dos moradores fortalece ainda mais a representatividade da entidade, além de permitir a ampliação de projetos e reforçar pautas prioritárias.

Com o apoio de seus associados, a Amanrasa afirma estar comprometida em seguir atuando para consolidar um modelo participativo e eficiente de gestão comunitária, “que coloca o interesse coletivo no centro das decisões e contribui para um futuro melhor para Búzios.”