fbpx
HomeCabo FrioCabo Frio lança projeto com foco na preservação de tartarugas marinhas em...

Cabo Frio lança projeto com foco na preservação de tartarugas marinhas em Tamoios

Lançamento do Tartamoios contou com palestras e atividades do Projeto IuruKuá, além da participação da comunidade local

-

A Prefeitura de Cabo Frio lançou, nesta terça-feira (5), o Projeto Tartamoios. A ação é uma iniciativa voltada para o aprimoramento das ações de conservação, pesquisa e engajamento da sociedade na preservação das tartarugas marinhas na Praia de Unamar. O evento contou com palestras e mostras de tartarugas marinhas do Projeto IuruKuá. Além disso, teve participação da comunidade local e os alunos e professores da Escola Municipal Edith Castro.

De acordo com a Prefeitura, o Projeto Tartamoios visa promover a conscientização e ações efetivas para proteger as tartarugas marinhas que escolhem a região para realizar a reprodução.

Nesse sentido, cerca de 70 alunos do 6º ano da Escola Municipal Edith Castro participaram da palestra. Entre os temas, o impacto do lixo marinho e a importância da preservação da biodiversidade costeira. O responsável pela explanação foi o professor Vinícius Albano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele é especialista em educação oceânica e a importância da conservação dos animais marinhos.

Durante o evento, ainda houve a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica, como Pata-de-vaca (Bauhinia forficata), para todos os participantes.

Autoridades presentes no evento

A prefeita Magdala Furtado (PV) participou do lançamento do projeto. A chefe do Executivo destacou a responsabilidade da comunidade e dos alunos presentes na conservação ambiental. “Nós temos a obrigação de cuidar da nossa cidade, da nossa praia, não jogando lixo em qualquer lugar, porque os animais confundem o plástico com alimento. Manter a nossa praia limpa é um primeiro passo na preservação ambiental”, destacou.

Enquanto isso, a secretária do Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes, ressaltou a importância da plantação de restinga para a preservação da biodiversidade e para evitar a erosão costeira.

“Precisamos orientar a população sobre a escolha das tartarugas marinhas em realizar a desova em Tamoios. Por isso, o Projeto Tartamoios foi criado. Vamos orientar, conscientizar e fiscalizar as praias na preservação de restinga para que o mar não avance”, concluiu.

Parcerias do Projeto Tartamoios

O Projeto Tartamoios é uma iniciativa da secretaria de Meio Ambiente e Saneamento de Cabo Frio. A ação tem parceria e apoio do Projeto IuruKuá, Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto EcoVida e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Prefeitura de Cabo Frio nega contratação de irmão de Janja para...

0
Após visita dos deputados Lindberg Farias e Benedita da Silva, informações eram passadas que Luiz Cláudio da Silva assumiria a Secretaria de Assistência Social