Nesta segunda-feira (16), a partir das 10h, a Câmara dos Vereadores de Cabo Frio sedia a última reunião do Conselho Municipal da Cidade (CONCID) que debate a Minuta de Verticalização das construções civis no município.
O encontro é a última oportunidade para que sugestões e ajustes sejam incluídas e realizadas no documento elaborado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano seja encaminhado aos Vereadores para início da votação no dia 18 de setembro.
Parte do novo Plano Diretor aprovado em 2023, a minuta prevê mudanças substanciais na altura máxima permitida para edifícios em macrozonas e eixos centrais, como Itajuru, São Cristóvão e Braga, além de estabelecer novos parâmetros para a ocupação em várias áreas da cidade.
Desde que as reuniões foram anunciadas, a medida tem sido alvo de críticas por parte de ambientalistas.
“Tem bastante desacordo, uma vez que não há demanda dessas questões dos apartamentos. Não há infraestrutura hoje para a demanda [atual] de Cabo Frio, quanto mais para essa verticalização que vai dobrar o número de altura em relação à construção civil da cidade.” afirmou o ambientalista Lucas Muller através das redes sociais neste domingo (15).
Para entender mais sobre o assunto, leia a matéria “Lei Complementar de uso e ocupação do solo em Cabo Frio entra em fase decisiva”.