fbpx
HomeCabo FrioColetivo ocupa imóvel para criar casa de referência da mulher em Cabo...

Coletivo ocupa imóvel para criar casa de referência da mulher em Cabo Frio

Ativistas do Movimento de Mulheres Olga Benário se instalaram em terreno do Centro da cidade, ao lado da Casa do Bicentenário. Grupo está em tratativas com a Prefeitura para conseguir cessão do espaço

-

Um grupo de ativistas do Movimento de Mulheres Olga Benário ocupou, sem autorização, um imóvel no terreno ao lado da Casa do Bicentenário, no Centro de Cabo Frio, para criar uma “Casa de Referência da Mulher”. Apesar disso, a Prefeitura informou ao Portal Fontecerta.com que há tratativas para cessão do espaço.

A ocupação começou na madrugada de sábado (25) e se estende com serviços de manutenção do imóvel, como limpeza e roçada.

De acordo com as ativistas, “o imóvel estava vazio há anos sem cumprir função social” e passará a funcionar “como uma casa de referência para atender, acolher e organizar mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência”.

A organização pontuou uma “falta de políticas públicas para lidar com os problemas enfrentados na Região dos Lagos, que é a segunda região que mais violenta mulheres no estado do Rio”.

Foto: Reprodução/redes sociais

Os manifestantes deram o nome de Inês Etienne Romeu à Casa de Referência. A mulher foi a única sobrevivente da Casa da Morte, um centro de tortura da época da Ditadura Militar (1964 – 1985), instalado em Petrópolis.

Ao longo desses primeiros dias de ocupação, o coletivo informou que a Guarda Municipal de Cabo Frio chegou a cercar os dois lados da ocupação, “ameaçando entrar e retirar as mulheres que estão lutando contra a violência à mulher na região”.

Nesse período, o grupo recebeu apoio de doadores, de um comércio, do diretório estudantil da UFF de Rio das Ostras e de mulheres do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Apresentação de grupo durante movimento cultural na ocupação | Foto: Reprodução/redes sociais

A reportagem apurou que o imóvel, que fica na Rua Itajuru, nº. 126, estava nos planos do ex-prefeito José Bonifácio (1945 – 2023) para se transformar em biblioteca.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -
target="_blank"

Colunas

Mais lidas

Retirada de areia no Canal do Itajuru rouba a cena da...

0
Quem passa pela região do Canal do Itajuru, na altura do bairro histórico da Passagem, em Cabo Frio, tem se surpreendido com a envergadura...