A Prefeitura de Cabo Frio vai levar uma gama de serviços gratuitos para o Condomínio Monte Carlo, no Jardim Esperança, neste sábado (6). As iniciativas dos programas Governo Presente e Cras na Praça serão na Escola Municipal Profº. José Francisco da Silveira Júnior, das 9h às 12h. Pela primeira vez, as secretarias de Governo e Assistência Social vão unir os projetos em um só lugar.
De acordo com a Prefeitura, entre os serviços, estão alistamento e emissão de documentos e corte de cabelos. A ação também terá balcão de empregos municipal; emissão de currículos e trancistas. Aliás, o Banco Afro de Oportunidades vai estar presente prestando consultoria individualizada para elaboração de planos de ação no intuito de auxiliar empreendedores afro no início de seus negócios, inclusive distribuição de bolsas esportivas e cursos variados.
A Auto Viação Salineira, em parceria com a secretaria de Mobilidade Urbana, irá emitir o Cartão Dignidade. No entanto, o morador precisa leve o valor de, no mínimo, R$20 para primeira recarga.
Além disso, o evento contará com uma Batalha de TikTok para crianças de 6 a 12 anos. A competição desafia os participantes a mostrarem sua criatividade e talento. Nesse sentido, elas irão dançar as trends do momento da plataforma com direito a premiação de 1° lugar.
Outros serviços para população do Jardim Esperança
A secretaria de Saúde vai levar serviços de aferição de pressão e glicose; e agendamento de exame de preventivo. A pasta vai ainda realizar testes rápidos (Hepatites B e C, HIV e Sífilis); atualização do calendário de vacinas para crianças e adultos, Covid e influenza; e aplicação de flúor.
A população também terá à disposição os seguintes serviços: orientação sobre o PEP e PrEP; requalificação de registro de nascimento LGBTI+; orientação para registro de casamento LGBTI+ e a inclusão do nome social no RG ou CNH de pessoas Trans e Travestis; encaminhamento para suporte jurídico e psicológico LGBTI+ e vítimas de discriminação racial; além de orientação de prevenção de doenças que afetam a população negra.
A superintendência de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência vai disponibilizar orientação para solicitação dos cartões Ciptea e de estacionamento; orientação para solicitação de cadeira de rodas e tecnologia assistivas; assessoria e acompanhamento de processos na rede pública à pessoa com deficiência; e solicitação do Cartão Vale Social.
O setor de subregistro vai oferecer solicitação de segunda via de certidão de óbito, nascimento e casamento. A Patrulha da Maria da Penha vai divulgar os serviços da equipe, promover o trabalho de conscientização, escuta ativa e auxílio para casos de violência doméstica.
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e a Superintendência dos Direitos da Mulher (SUDIM) estarão com orientação social. Os órgãos ainda farão encaminhamentos para a rede de enfrentamento de violência e para atendimento nos CEAMs.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ofertará orientações do Cadastro Único e atendimento social. O Programa Acessuas Trabalho Trabalho atenderá com orientações referente ao mercado de trabalho. Por fim, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) irá realizar o agendamento para 2ª via de Registro Geral (RG).
Organização do evento
A ação é iniciativa da secretaria de Governo, por meio das superintendências LGBTI+ e da Juventude e da coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial; com a secretaria de Assistência Social. Além disso, tem apoio das secretarias de Saúde, Segurança Pública e Direitos Humanos e parceiros da iniciativa privada.