O jovem Davi Mendonça Cardoso, de 21 anos, morador de Cabo Frio, na Região dos Lagos, foi um dos contemplados pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Governo Federal, com o “Prêmio Sérgio Mamberti”, que dá luz a pessoas que contribuem para a diversidade cultural brasileira.
Davi, que é uma pessoa com o transtorno de espectro autista, conquistou o 12º lugar na região Sudeste do Brasil na categoria “Diversidade Cultural / Pessoas com Deficiência”. A premiação é atribuída de acordo com as categorias culturais e regiões. O jovem é autor do projeto “No Rolê da Criatividade”, um curso online de escrita criativa para pessoas com deficiência.
“É uma satisfação imensa ter a oportunidade de representar novamente a Região dos Lagos, desta vez em um projeto de abrangência nacional, ainda mais por ser uma iniciativa que possui como finalidade proporcionar a inclusão social. E é simbólico para mim o resultado ter sido divulgado neste mês de abril, que é da conscientização do autismo”, afirma Davi.
O projeto “Davi no Rolê” pode ser visto através do link do YouTube, onde dá acesso ao curso.
Em 2022, a iniciativa foi premiada no edital “Cultura Inclusiva nas Redes”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e foi uma das ações que renderam ao jovem o reconhecimento através do edital “100 Anos Casa da Flor”, da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia (RJ).
O Prêmio Sérgio Mamberti, do Ministério da Cultura, busca apoiar a Política Nacional Cultura Viva, e destaca o reconhecimento dos agentes culturais que promovem a preservação, valorização e a difusão da diversidade cultural brasileira, bem como fortalecem as expressões das culturas populares e tradicionais protagonizadas por Mestras e Mestres.