As praias de Cabo Frio se tornaram pet friendly e, agora, cães possuem livre acesso a faixa de areia dos espaços beira-mar. Iniciativa da vereadora Carol Midori (PP), a autorização parte da Lei Municipal 3949/2024, que foi sancionada em março deste ano. Nesta segunda-feira (22), o assunto virou polêmica nas redes sociais e segue repercutindo entre apoiadores e opositores da nova norma.
O anúncio da aprovação e as indicações para os passeios com pet foram realizados nas redes sociais de Midori, na última sexta-feira (19). Segundo a vereadora, apesar da antiga proibição não estar mais valendo, algumas normas devem ser seguidas pelos tutores interessados em curtir a praia com seus pets: cães considerados perigosos devem usar focinheira; a coleta dos dejetos dos animais é obrigatória; os cães devem ser mantidos na guia durante o passeio; os animais devem estar vacinados, vermifugados e em boas condições de saúde; e os tutores que realizarem os passeios devem ser maiores de idade.
Antecipando as críticas, ainda no vídeo, Midori fala sobre o fato de já existirem animais de rua nas praias e que não há nenhuma norma para regulá-los. De acordo com a vereadora, “cada cão é da responsabilidade de seu tutor”, e multas serão aplicadas para aqueles que desrespeitarem as normas.
Apesar da afirmação, logo após a publicação os internautas expressaram preocupação com a aprovação, alegando falta de eficiência da fiscalização dos tutores da região, que já levavam seus cães à praia antes da sanção, e expressando preocupação sobre o estado futuro das praias da região.
O portal Fonte Certa entrou em contato com a Prefeitura de Cabo Frio para saber qual órgão será responsável por fiscalizar as praias e quais serão as multas aplicadas em caso de descumprimento das condutas obrigatórias. A matéria será atualizada assim que recebermos resposta.