Pessoas com mobilidade reduzida estão contando neste verão com a ajuda da ONG Instituto SOMAR – Turismo Adaptado, que promove, gratuitamente, acessibilidade e inclusão social na Praia do Forte, em Cabo Frio. Entre as atividades de lazer oferecidas estão banho assistido, surf adaptado e jogos. Tudo com a infraestrutura necessária e profissionais capacitados.

O projeto foi criado por Fabíola Faggion e Paloma Arias movido pelo contato próximo a pessoas com deficiência física: uma amiga da Fabíola se tornou paraplégica após um acidente e Paloma tinha a mãe cadeirante e enfrentava dificuldades em encontrar espaços de lazer para passar férias com a família.

O instituto iniciou os serviços em 2017 como negócio social e recentemente migrou para ONG oferecendo as atividades gratuitas, aceitando apenas doações de quem se disponibiliza a contribuir com o projeto. “Experiências aliadas aos conhecimentos adquiridos durante nossas vidas profissionais nos motivaram a promover a acessibilidade no turismo”, relatou as criadoras do instituto.

A ONG atende cerca de quatro pessoas por semana. Os serviços devem ser agendados previamente pelos telefones (22) 98803-3518 e (22) 98818-1408. As atividades acontecem às terças, quintas e sábados, sujeitas a cancelamento sem aviso prévio de acordo com as condições climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *