Inicia nesta terça-feira (23) a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio. O evento integra a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Neste ano o evento traz o tema “Ciência para a redução das desigualdades”.
A feira vai promover várias atividades científicas e tecnológicas com programação com oficinas, palestras, mini cursos, teatro, planetário móvel, visitas guiadas, Caravana de Ciência Itinerante, dentre outros. As atividades serão abertas e gratuitos para toda a população. As ações serão simultâneas em diversas instituições do município, como universidades, escolas municipais do primeiro e do segundo distrito, nas praças Porto Rocha e São Cristóvão, ProLagos, Museu de Arte Religiosa, entre outros.
A abertura do evento será às 8h30, na Ferlagos, com a palestra “Mulheres na ciência”, que aborda a ciência como instrumento de redução das desigualdades na sociedade. A palestrante é a Profª Drª Mônica Santos Dahmouche, doutora em Física Atômica pela USP e Pós-Doutora no BNM-Syrtr em Paris e USP/São Carlos. Após a palestra, haverá a apresentação de algumas oficinas para os presentes, que poderão experimentar uma amostra do que os alunos irão vivenciar durante a Semana.
Uma das atrações que promete mobilizar o público é a observação astronômica, que contará com duas ações. Uma delas na terça (23) no Instituto Federal Fluminense, Campus Cabo Frio, e na sexta (25), no Mart.
A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia também vai promover serviços como orientação profissional, jurídica e nutricional, corte de cabelo, higienização de face, saúde bucal, aferição de pressão, medição de glicose, avaliação de IMC, distribuição de kits, entre outras, fazem parte da iniciativa.
A programação completa pode ser conferida em https://goo.gl/xcJz8q.