Chuva causa estragos na Região dos Lagos e motiva protesto em São Pedro da Aldeia

A chuva deste domingo (28) assolou a Região dos Lagos e atingiu, em especial, o município de São Pedro da Aldeia. De acordo com a Prefeitura, seis pessoas ficaram desalojadas. Nas redes sociais, moradores compartilharam vídeos mostrando os alagamentos em diversos bairros. No Alecrim, por exemplo, um carro chegou até a entrar em uma cratera. Enquanto isso, no bairro São João, os moradores foram protestar na RJ-140 por conta de alagamentos em pontos onde a Prefeitura fez obras recentemente.

Outros municípios, como Cabo Frio e Búzios, registraram cenas similares. No entanto, em menor intensidade quando comparado ao que se viu em São Pedro.

A chuva deixou sinal de estrago em toda a cidade. No bairro Porto da Aldeia, o esgoto chegou a entrar em residências por conta da força da água da chuva. Além disso, bairros como Vinhateiro, Baixo Grande, Centro, Nova São Pedro e Rua do Fogo tiveram pontos críticos de alagamento.

O bairro São João, onde moradores chegaram a fechar a RJ-140 em protesto, é outro ponto de destaque. A rua principal do bairro mais parecia um rio na noite deste domingo. Até mesmo a sede da Guarda Municipal, que fica em uma casa sem muita estrutura que a Prefeitura aluga, ficou ilhada. Sendo assim, as viaturas sequer conseguiam sair do local.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou que a Defesa Civil está em estado de atenção. “Os agentes estão desde a madrugada atuando nos bairros aldeenses”, declarou o município.

A Prefeitura confirmou registros de diversos pontos de alagamento na cidade. Além disso, informou que a chuva desalojou seis pessoas, que foram para casa de parentes.

“Apesar da rua onde se localiza a Guarda Municipal ter sido um dos pontos de alagamento no município, é importante destacar que as viaturas não estavam no local porque já estavam nas ruas da cidade”, informou o município.

De acordo com a Marinha, das 21h às 2h, foram 71,4mm de chuva, aproximadamente o acumulado de todo o mês de janeiro.