Câmara de Cabo Frio aprova alteração da lei de fogos barulhentos no ano novo

Emenda do vereador Davi Souza reforça proteção contra ruídos, proibindo exceções para fogos com estampido nas festividades de fim de ano (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou, nesta terça-feira (29), uma alteração na Lei dos Fogos, proibindo a soltura de fogos de artifício barulhentos no Ano Novo. A mudança foi inserida por meio da Emenda 006/2024, proposta pelo vereador Davi Souza (PP), ao Projeto de Lei 155/2024, de autoria do vereador Roberto Jesus (MDB).

Com a emenda, o item que permitia exceções para fogos com estampido nas festas de fim de ano foi retirado, garantindo uma proteção sonora contínua para toda a população. A alteração teve como foco atender às necessidades de grupos sensíveis ao barulho, como idosos, crianças, pessoas com deficiência e animais de estimação.

A nova legislação também reforça a proibição da queima de fogos, mesmo os de baixo ruído, em áreas próximas a hospitais, clínicas veterinárias, instituições para idosos e postos de combustíveis, aumentando a segurança nesses locais. A proposta agora segue para sanção do Poder Executivo após passar pela Comissão de Redação Final.

FacebookWhatsAppTelegramXThreads