fbpx

Direto da Fonte| A política da Região dos Lagos nesta segunda-feira (22)

Possibilidade de impugnação de candidatura em São Pedro; Bia de Guga e seus possíveis Vices; Magdala é homenageada em Brasília e alinhamento político pela união; TCE determina suspensão de licitação em Araruama; Mudanças no secretariado de Búzios e Região dos Lagos representada em ato bolsonarista na capital do Estado

Possibilidade de impugnação de candidatura em São Pedro

Em São Pedro da Aldeia, aliados políticos de Fábio do Pastel estão supostamente buscando maneiras de permanecer no governo por mais tempo antes das eleições de outubro, desconsiderando os prazos legais estabelecidos. O ex-Chefe de Gabinete, Moises Batista, e a ex-secretária de Assistência Social, Diana Alves, que haviam se afastado para concorrer às eleições, foram renomeados como assessores especiais na gestão. A artimanha, segundo juristas especializados em Direito Eleitoral ouvidos pelo Direto da Fonte, “é uma coisa muito arriscada”. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), secretários devem se afastar dos cargos com seis meses do período de eleição e o jeitinho seria para esses aliados continuarem mais tempo dentro do governo. “Sempre orientamos os políticos que assessoramos a se desincompatibilizarem seis meses antes, para evitar qualquer margem de impugnação de candidatura. Portanto, considero isso muito arriscado. Eu não faria e acredito que seja uma questão passível de impugnação, e provavelmente serão impugnados”, concluiu um advogado consultado pela coluna.


PODEMOS de casa nova na Aldeia

Os candidatos do Partido Podemos definiram, na última sexta-feira (19), que irão apoiar o pré-candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia, Claudio Chumbinho. Essa decisão foi tomada após o prefeito Fábio do Pastel demonstrar falta de habilidade para estabelecer uma composição com membros da sigla. Segundo o coordenador partidário do Podemos na Região dos Lagos, José Antônio Odilon, Fábio estava dificultando o estabelecimento da nominata montada para concorrer a uma vaga de vereador na cidade. Os comentaristas da Praça do Canhão estão curiosos para saber se mais algum partido deixará a coligação de Fábio do Pastel até o início das convenções.


Chumbinho não para

Continuando a falar do ex-prefeito de São Pedro, Claudio Chumbinho, o pré-candidato promete ser uma dor de cabeça para o atual líder do executivo na cidade. Com vasta experiência na política aldeense, Chumbinho não parou no fim de semana, participando de eventos com várias lideranças comunitárias nos bairros Campo Redondo, Porto do Carro, Botafogo, Fluminense e Balneário. A eleição deste ano promete gerar muitas discussões e pautas para a turma da Praça do Canhão.


Bia de Guga e seus possíveis Vices

A, também, pré-candidata a prefeita de São Pedro da Aldeia, Bia de Guga, está em uma intensa movimentação interna para organizar os nomes dos aliados que esperam o convite para compor a chapa como vice na eleição de outubro. Durante esse período, muito se especulou sobre a possibilidade do ex-prefeito Carlindo Filho ser o candidato, porém, o ex-vice prefeito Mauro Lobo, presidente do Avante aldeense também aguarda por esse convite. Para os comentaristas políticos da Praça do Canhão, os nomes para vice ainda não foram definidos mas a disputa está grande pela vaga ao lado da candidata.


Ediel é só felicidade após primeiro final de semana de FestVerão

O pré-candidato a vereador de São Pedro, Ediel Teles, está radiante após o primeiro final de semana de jogos do FestVerão. Apesar do evento ter custado aos cofres públicos mais de um milhão de reais, Ediel viu a praça lotada de pessoas em seu trailer, o que representou uma excelente oportunidade para vender seus churrasquinhos e discutir política. Para ele, o importante é não perder nenhuma oportunidade.


Polêmica na Cultura cabo-friense

Em Cabo Frio um grupo chamado Paralelo 24, que tem o objetivo de fomentar a cultura local, vai realizar um Ato de Desagravo em frente ao Cháritas na próxima quarta-feira (24), às 11h, em favor do artista plástico Reinaldo Caó. Isso porque na gestão de José Bonifácio, a Cultura havia adquirido 14 telas do artista e, um ano e meio depois, teria arquivado o processo e devolvido as telas ao artista. Mas, em nota, a prefeitura informou que a devolução das telas foi uma decisão do próprio artista. Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa que a gestão anterior, de forma equivocada, incorporou as obras do artista plástico Reinaldo Caó, ao acervo municipal, antes de concluir a compra do mesmo.

Para resolver a questão, a atual gestão, com o conhecimento do artista, deu seguimento ao processo, colocando as obras dentro do plano de contratações anuais, conforme determina a Legislação, para que fosse efetuado o pagamento. O processo estava aberto, em tramitação.

Contudo, na semana passada, o artista retornou à Secretaria Municipal de Cultura, informando que tinha conseguido um comprador para o acervo dele, com valor acima do que o município pagaria. Diante do pedido de liberação das obras, a Secretaria de Cultura, vai devolver o acervo para o artista, que já assinou toda a documentação para a devolução e cancelamento do processo de compra que será paralisado e arquivado.

A atual gestão da Secretaria Municipal de Cultura reforça que tem se empenhado ao máximo para dar seguimento a diversos processos paralisados, como o do caso em questão e de outros que também não tiveram o andamento adequado, mas foram reabertos e terão a tramitação adequada, conforme determina a lei”.


Magdala é homenageada em Brasília

A prefeita de Cabo Frio esteve em Brasilia no fim de semana para receber o título de Doutor Honoris Causa em gestão pública. Ela recebeu o título do reitor da UNISCECAP, professor Hamilton José Werneck Mouta. A cerimônia foi no sábado, mas a prefeita já está na cidade.


Alinhamento político pela união

A foto do ex-prefeito Marquinho Mendes e do vereador Leo Mendes a caminho de Brasília na manhã desta segunda-feira foi amplamente compartilhada em grupos de WhatsApp de Cabo Frio. Essa publicação representa uma forte demonstração da movimentação política que está ocorrendo nos bastidores, visando a união entre Marquinho e Kamilla Mendes em torno da candidatura de Magdala. Pelo visto, essa união pode realmente se concretizar.


 Átila cria projeto para implementar Patrulha da Pessoa Idosa em Cabo Frio

O vereador Átila Mota está animadíssimo com o seu novo projeto apresentado na Câmara. Trata-se da criação da Patrulha da Pessoa Idosa, com o objetivo de garantir “proteção, atendimento e a garantia dos direitos da pessoa idosa vítima de violência, negligência, maus tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão, além de qualquer outra modalidade com previsão no Estatuto do Idoso. Diante do último caso que ganhou repercussão nacional e internacional, após uma mulher utilizar o corpo, já sem vida, de seu parente idoso para conseguir um empréstimo bancário, tal indicação ganha mais força ao provar a importância de proteger a integridade e memória deste grupo”, justificou o vereador. O projeto ainda será votado na Câmara.


Jânio vila do sol e Manoel Correia

Um dos políticos mais experientes em atividade em Cabo Frio, o ex-deputado estadual, vereador e secretário municipal, Jânio Mendes, está em campanha pelas ruas da cidade. No fim de semana, Jânio visitou os bairros Manoel Correia e Vila do Sol, onde conversou com lideranças locais. Jânio é candidatíssimo a uma vaga na Câmara da cidade.


Agradou aos araruamenses

A confirmação do empresário Sergio Ribeiro como pré-candidato a prefeito de Araruama agradou muito à população. A publicação que anunciava sua candidatura recebeu vários compartilhamentos, além das diversas ligações de apoio que o empresário afirmou ter recebido. “Meu telefone não para desde o momento em que publiquei o vídeo. Eu percebi que o povo de Araruama estava cansado dos mesmos grupos disputando a prefeitura todos os anos, e depois de receber tantas ligações após a publicação do vídeo, percebi que era o correto a se fazer: colocar meu nome à disposição do povo da minha cidade”, disse Sergio ao editor desta coluna por telefone.


TCE determina suspensão de licitação em Araruama

O Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) determinou que a Prefeitura de Araruama suspenda a licitação para contratar o serviço de videomonitoramento das ruas da cidade, no valor de R$ 2,1 milhões. Em uma decisão monocrática, a Corte de Contas citou “diversas irregularidades e inconsistências capazes de restringir o caráter competitivo do certame, bem como de prejudicar a seleção de proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a Administração Pública”.


Mudanças no secretariado de Búzios

O prefeito Alexandre Martins já iniciou as mudanças nos cargos do primeiro escalão após seu retorno ao executivo buziano na última sexta-feira (19). A primeira-dama Daniele Guimarães voltou à Secretaria da Mulher, cargo que estava sendo ocupado por Rafaela Porto. Além disso, Luiz Augusto Braga, conhecido como Guga Braga, reassumiu a Secretaria de Esportes e Lazer. Outra mudança feita por Alexandre foi o retorno de Leônidas Heringer para a Secretaria de Saúde e Patrícia Moraes Chaves para o Turismo, após Maycon Siqueira pedir exoneração. Também pediu exoneração o titular da Secretaria de Cultura, Romano Lorenze. Até o momento, nenhum outro nome foi anunciado para o cargo.


Região dos Lagos representada em ato pró-Bolsonaro na capital do Estado

A pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes, e o vereador de Cabo Frio, Josias da Swell, foram os representantes das cidades da Região dos Lagos no ato realizado neste domingo (22) em Copacabana, em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Seguiremos juntos por uma cidade, um estado e um país ainda melhores, onde todos tenham liberdade de expressão e democracia. Deus, pátria, família e liberdade!”, afirmou a pré-candidata de Araruama em suas redes sociais.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp