fbpx

Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta sexta-feira (19/04)

Magdala Furtado fortalece laços com partido da base; obra de praça dá pano para manga em São Pedro da Aldeia; Alexandre Martins retoma Prefeitura de Búzios sob aplausos dos servidores; secretário de Educação de Arraial do Cabo recebe kit com nova identidade visual do Turismo municipal; Fabinho Costa nas ruas de Iguaba; polêmica do Marrocun em Araruama

Fortalecendo laços

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV), recebeu, nesta sexta-feira (19), os presidentes nacional e estadual do PRTB, partido que integra sua base. Respectivamente, Leonardo Avalanche e Jalmir Júnior estiveram com a chefe do Executivo municipal, ao lado do vereador Roberto Jesus (PRTB). O objetivo foi tratar emendas parlamentares e, obviamente, falar sobre a base de apoio e consolidação das relações entre o partido e Magdala.


Visita ao Botafogo

Aliás, ainda falando da prefeita, Magdala aproveitou a sexta-feira (19) para visitar a comunidade quilombola do bairro Botafogo. Nas redes sociais, com registros que contam também com a presença da secretária de Educação, Rejane Jorge, a prefeita comentou sobre a agenda e considerou ser muito bom estar ao lado da população.


De olho nas obras

O deputado estadual Dr. Serginho (PL) está visivelmente entusiasmado com as obras da Estação de Tratamento de Esgoto da Praia do Siqueira, em Cabo Frio. Nesta quinta-feira (18), ele voltou a falar sobre assunto, mostrando que está fiscalizando a intervenção, que tem prazo de duração estimada em 180 dias. A obra foi uma reivindicação do mandato do parlamentar.


Audiência pública

A propósito de Cabo Frio, nesta quinta-feira (18), a Prefeitura realizou uma audiência pública no auditório da sede municipal, com o intuito de discutir propostas para aprimorar o transporte público coletivo no município. O evento contou com a participação da sociedade civil, diversos segmentos interessados na melhoria do sistema de transporte, representantes da secretaria de Mobilidade Urbana e Auto Viação Salineira. Foram ouvidos representantes de movimentos estudantis, comerciais e rurais, apresentando suas demandas e contribuições para a empresa, esperando respostas e soluções para diversas demandas e sugestões de melhorias. A secretária municipal de Mobilidade Urbana, Danielle Sales, enfatizou a importância da participação da comunidade na construção de soluções para os desafios enfrentados no setor de transporte público e malha viária. Na ocasião, a Salineira apresentou algumas iniciativas que estão em fase de planejamento para aprimorar os itinerários e promover integrações eficientes.


A praça do quiproquó

As obras da Praça do Boqueirão, em São Pedro da Aldeia, estão começando a dar pano para manga. Isso porque a Prefeitura já pagou o equivalente a R$120.000 na intervenção. Até aí, tudo bem. Acontece que um tapume que cobre o local onde será a praça caiu e revelou a situação de um ponto sem qualquer sinal de obra. A turma da oposição ao prefeito Fábio do Pastel (PL) tratou de levantar como andam os trâmites dessa intervenção e descobriu que já teve até mesmo aditivo de R$60.000 ao contrato para a obra que, pelo visto, está muito longe de virar alguma coisa. Para você ver como é que são as coisas na Aldeia… Vai vendo.


O retorno sob aplausos

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), retomou seu cargo na sede do Executivo municipal na manhã desta sexta-feira (19) sob aplausos dos servidores. A galera parecia bem eufórica com o resultado do julgamento do recurso dele no Tribunal Superior Eleitoral, que derrubou a cassação de Alexandre. Em um texto na redes sociais, Martins declarou que está comprometido em manter o trabalho realizado até agora por sua gestão e pontuou: “vamos retomar o que nunca devia ter parado”.


Encontro de secretários

O secretário de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer
de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara, recebeu, nesta sexta-feira (19), o secretário de Turismo, Júnior Chuchu. Durante a visita, Chuchu entregou para o colega peças personalizadas com a nova identidade do turismo cabista, enaltecendo as belezas de Arraial. “Tudo muito lindo, parabéns a todos os envolvidos nessa produção, trabalho excelente”, pontuou Bernardo. Aliás, o secretário de Educação passou por um procedimento no Hospital Geral da cidade na quinta-feira (18): a retirada de um pequeno cisco na cabeça. No Instagram, Alcântara agradeceu a dedicação e cuidado da equipe. “O profissionalismo de vocês fez toda a diferença nesse momento. Muito obrigado e meus parabéns pelo trabalho de excelência”, declarou.


Fabinho nas ruas

Duas semanas após deixar a Prefeitura de Iguaba, atendendo ao requisito legal para se candidatar a prefeito em outubro, o ex-chefe de Gabinete do prefeito Vantoil Martins (CID), Fabinho Costa (CID), está ativamente passeando pelas ruas do município, a fim de ouvir a população e escutar as demandas. Nesse meio tempo, Fabinho tem abastecido suas redes sociais com conteúdos sobre a cidade. Nesta sexta-feira (19), por exemplo, publicou um vídeo na Lagoa de Bulcão. O postulante a chefe do Executivo mencionou o local como um /exemplo de política pública em prol da população.


PIM em Ubás

Por falar em política pública em Iguaba, as obras de drenagem e pavimentação do Programa Iguaba Melhor (PIM) chegaram no Bairro Ubás. A rua das Acácias está recebendo pavimentação com intertravado e colocação de meio fio. Em breve, as ruas das Hortências, Manacás, Casuarinas, Violetas e Margaridas também serão contempladas com obras de drenagem e pavimentação em cerca de 2 km. “Os moradores do Ubás já podem comemorar. É um trabalho esperado a anos pelos moradores deste bairro e de toda a cidade. Como a gente sempre gosta de dizer, estamos trabalhando para chegarmos em toda a cidade. Estamos empreendendo todos nossos esforços dia a dia,” declarou o prefeito Vantoil Martins.


Polêmica do Marrocun

Em Araruama, a polêmica desta sexta-feira (19) foi a ordem de desocupação de um dos quiosques mais tradicionais da orla na região central. Marli, a proprietária do Marrocun, que ocupa um espaço por lá há cerca de 30 anos, foi despejada pela Prefeitura. De acordo com ela, trata-se de uma perseguição política, conforme relato publicado na página da vereadora e pré-candidata a prefeita Penha Bernardes (PL). Tanto Penha quanto seu marido, o também vereador Oliveira da Guarda (UNIÃO), acusam a Prefeitura de Araruama de agir politicamente na questão. Por sua vez, a comerciante afirma que tem todas as licenças para o funcionamento da unidade.


O que diz a Prefeitura

A coluna procurou a Prefeitura de Araruama para se posicionar. Em nota, o município informou que, na quarta-feira (17), agentes da Prefeitura iniciaram as diligências para a retirada de mercadorias e bens móveis não incorporados ao patrimônio público no quiosque. A “ação decorre do cumprimento das decisões judiciais proferidas em ação civil pública, decorrente do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pelo ex-Prefeito André Mônica, no ano de 2009, com a finalidade de obrigar a Administração Pública a promover a regularização da situação de todos os quiosques”. Segundo a Prefeitura, houve inércia das gestões anteriores na adoção das providências para o cumprimento das obrigações assumidas. “Foi deflagrado procedimento licitatório já havendo um vencedor da concorrência pública para o quiosque em questão, o qual possui o direito de ocupar regularmente o bem público”, argumentou o município. “Os ocupantes irregulares dos quiosques não possuem nenhuma decisão judicial para fundamentar a resistência em permanecer nos imóveis públicos, em atitude flagrantemente ilegal”, disse a Prefeitura.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp