Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta segunda-feira (25/11)

Já pensando nos primeiros 100 dias; Saúde no Radar, mas sem informações, em Meio ao Caos; Pagamento da Saúde: promessa para terça-feira; Menos um problema na cultura de São Pedro; Divergências sobre a audiência pública da APA de Sapiatiba; Inauguração do Mirante de Iguaba já tem data; e Reuniões para começar bem a semana em Arraial

Já pensando nos primeiros 100 dias

Ainda no período de transição, o prefeito eleito de Cabo Frio, Dr. Serginho, já está com o foco nos primeiros 100 dias de governo. Na última semana e no início desta, Serginho tem participado de uma maratona de encontros estratégicos para alinhar prioridades, planejar ações e estabelecer metas de médio e longo prazo. Entre os desafios destacados, ele apontou a necessidade de enfrentar problemas crônicos, como a flanelagem e o desordenamento da Praia do Forte. ‘Estamos comprometidos em reordenar as praias, proteger os trabalhadores cabo-frienses e garantir um ambiente organizado e acolhedor tanto para os moradores quanto para os turistas’, afirmou. Serginho também teve reuniões com o Ministério Público Federal, representantes dos barraqueiros de praia, equipe da Comsercaf e, pra fechar, com o pessoal do Ibascaf. Por enquanto, o que não falta na agenda é trabalho.


Saúde no Radar, mas sem informações, em Meio ao Caos

Ainda falando de Serginho, a crise na Prefeitura de Cabo Frio não tem dado sossego, nem mesmo para a equipe de transição. Recentemente, Dr. Serginho usou as redes sociais para cobrar a Secretaria de Saúde, que, segundo ele, não repassou nenhuma das informações solicitadas durante o processo. A falta de transparência acaba comprometendo o planejamento de uma área tão essencial – ainda mais em uma cidade turística, onde a demanda por saúde pública só aumenta no verão. No meio desse caos administrativo, a pergunta que fica é: quem se beneficia com essa cortina de fumaça? Serginho promete investigar a fundo e buscar clareza para garantir um atendimento digno aos cabo-frienses


Pagamento da Saúde: promessa para terça-feira

Em mais uma tentativa de resolver o problema da falta de pagamento dos contratados da Saúde de Cabo Frio, as entidades sindicais Sindsaúde e Sindicaf participaram de uma reunião com a prefeita Magdala Furtado e o secretário de Saúde, Bruno Alpacino. Na ocasião, foram informados de que a Secretaria de Fazenda enviou os recursos necessários para a quitação do restante da folha de pagamento ao banco, com previsão de crédito para amanhã, terça-feira (26). No entanto, permanece a dúvida sobre como será o pagamento referente ao mês de dezembro.


Contas da Saúde aprovada do período de Bonifácio, mas com ressalvas

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) aprovou as contas de 2022 do Fundo Municipal de Saúde de Cabo Frio, sob as gestões dos ex-secretários Jânio Mendes e Erika Borges, durante o governo do ex-prefeito José Bonifácio, que faleceu em 2023. Apesar da aprovação, o parecer veio com ressalvas e determinações. Entre os apontamentos do TCE-RJ estão a falta de assinaturas em demonstrativos contábeis, saldo negativo incompatível no passivo permanente e o não repasse de retenções consignadas. O relatório também exigiu adequação às normas do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e a realização de repasses dos valores retidos. Mas, com todos esses problemas, ainda existia um nível de transparência — diferente do que estamos vendo hoje.


Menos um problema na cultura de São Pedro

Menos um problema — ou uma ‘causadora de problemas’ — para a Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia. Saiu na última sexta-feira (22), no Diário Oficial, a exoneração da assessora Cleisemery Campos. Conhecida por estar sempre no olho das confusões da secretaria, Cleisemery frequentemente colocava o secretário Thiago Marques em posições complicadas, especialmente pela forma como lidava com os fazedores de cultura local. O estopim foi um embate com o procurador-geral da República durante uma reunião para resolver os problemas do Conselho de Cultura. O encontro acabou tumultuado e sem solução, e a saída dela virou questão de tempo. Agora, a gestão cultural, que já acumulava polêmicas e afastamento da sociedade civil, tem a chance de se reorganizar. Menos um problema, menos autoritarismo na cultura e, quem sabe, mais espaço para a criatividade e a participação popular!


Divergências sobre a audiência pública em São Pedro da Aldeia

A gestão da comunicação da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, sempre no seu mundo colorido, divulgou que a audiência pública sobre o Plano Diretor da APA de Sapiatiba foi um sucesso e super positiva. Mas, numa clássica jogada de marketing, ignoraram completamente os problemas que marcaram a sessão. Entre os pontos mais críticos, a falta de diálogo com a população que lotou a assistência da Câmara de Vereadores (como bem mostra a foto acima). Entidades como o Observatório Social não pouparam críticas, apontando a falta de transparência e a restrição à participação popular. Pelo visto, a prefeitura está mais preocupada em fazer um teatro para inglês ver do que em realmente resolver o problema. O resultado? Mais atrito e ainda mais controvérsia. Ao que tudo indica, o tema continuará sendo combustível para discussões acaloradas na cidade


Inauguração do Mirante de Iguaba já tem data

A espera pelo tão aguardado Mirante do Morro da Caixa d’Água, em Iguaba Grande, está prestes a terminar. O prefeito Vantoil Martins anunciou que a inauguração ocorrerá no segundo final de semana de dezembro, possivelmente no dia 14. O novo espaço turístico, totalmente preparado, promete ser um ponto de encontro para moradores e turistas, ideal para capturar lindas fotos. Agora é só contar os dias para visitar o local e apreciar a vista.


Reuniões para começar bem a semana

Mesmo sem cargo oficial na administração e só assumindo como vice-prefeito em janeiro de 2025, Diego Silveira não está perdendo tempo. Nesta segunda-feira (26), ele chegou cedo na sede da prefeitura e, ao longo do dia, engatou uma série de reuniões. Entre os encontros, esteve com o fiel escudeiro do prefeito Marcelo Magno, o secretário de Educação Bernardo Alcântara, e também com o secretário de Turismo, Júnior Chuchu. Pra fechar o dia cheio, Diego ainda marcou presença em um evento da Secretaria de Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *