De acordo com o Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), no início de 2024 até agora já foram registrados 1.291 focos de incêndio na Região dos Lagos. Araruama foi a cidade com o maior número de registro, 417 casos, seguidos de Saquarema com 291, Cabo Frio com 272, São Pedro da Aldeia 207, Rio das Ostras 46, Búzios 40, Arraial do Cabo e Iguaba Grande com 9 casos.

Em um cenário de crescente preocupação com a crise climática e queimadas na região, as eleições para a Prefeitura de Cabo Frio trazem à tona a questão: o que os candidatos planejam para o meio ambiente? A cidade que é conhecida por suas praias e lagoas, enfrenta desafios ambientais como a poluição, a degradação de áreas de restinga e a falta de saneamento adequado.

“Quando estamos perante um comício, um debate televisionado, ou um posicionamento de um candidato na rádio e na internet sobre clima e meio ambiente, parece que aquilo não tem a ver com nossa vida cotidiana, que não vai interferir no nosso dia a dia. Mas, na verdade, as políticas públicas estão todas interligadas” afirmou Rodrigo Jesus porta-voz do Greenpeace Brasil, em entrevista ao portal de notícias Nexo.

Ao analisar as propostas de um candidato, uma das principais pautas que precisam ser observadas é com relação ao meio ambiente e questões climáticas, pois exercem influência em diversas áreas e aspectos da sociedade, tais como: saúde, agricultura, transporte, moradia e economia. Confira abaixo as propostas dos principais candidatos à prefeitura de Cabo Frio com relação ao meio ambiente.

Vinícius Seguraço (UP)) aborda questões relacionadas ao valor ambiental, turístico e econômico de Cabo Frio, além de mencionar os impactos negativos decorrentes do crescimento urbano desordenado e da especulação imobiliária.

Em sua proposta, ele sugere políticas públicas voltadas para o saneamento ambiental, gestão dos recursos naturais e dos conflitos socioambientais, além da preservação da pesca artesanal. Ele também menciona a importância de áreas que não foram incluídas no Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) e a necessidade de protegê-las. A educação ambiental e a participação popular são vistas como fundamentais para a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas.

Magdala Furtado (PV), propõe a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos e a fiscalização rigorosa das áreas de proteção ambiental. Ela sugere campanhas de conscientização, como o uso de sacolas biodegradáveis, além de buscar recursos estaduais e federais para pavimentação de vias e melhorar a infraestrutura de saneamento. Sua proposta também inclui o fortalecimento das instituições de pesquisa ambiental.

Dr. Serginho (PL) apresenta uma “Gestão Ambiental Integrada”, que propõe um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação dos ecossistemas. Ele destaca a importância da economia azul, que envolve o uso sustentável dos recursos marítimos, e a criação de áreas protegidas para restaurar habitats degradados. Sua visão inclui o fortalecimento da pesca sustentável, o turismo ecológico e o uso de energias renováveis, além de um olhar voltado para o saneamento básico com tratamento de esgoto e gestão eficiente de resíduos sólidos. 

Rafael Peçanha (REDE) apresenta propostas voltadas para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável com foco em iniciativas ligadas à agricultura familiar, à pesca e à gestão dos recursos naturais. Entre as medidas destacadas, ele propõe o aprimoramento do Programa de Compra Solidária, que beneficia tanto a merenda escolar quanto os hospitais públicos, ao adquirir alimentos produzidos por agricultores locais. Além disso, sugere o uso de tratores e máquinas da prefeitura para melhorar as vias rurais, facilitando o escoamento da produção agrícola.

O candidato Fernando Luiz Henrique Cardoso não apresentou propostas ambientais em seu plano de governo.

As propostas de governo dos candidatos podem ser encontradas no site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Para acessá-las é preciso selecionar a região, o estado, o município, o cargo e o candidato.

Matéria produzida pelos alunos Camily Rocha, Natália Siqueira e Carlos Eduardo, supervisionada pelo professor Wesley Aldivino, para a matéria de Jornalismo de Dados, do curso de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida – Campus Cabo Frio

One Reply to “Queimadas, mudanças climáticas e eleições: Descubra quais são as propostas dos candidatos à prefeitura de Cabo Frio para o meio ambiente”

  1. Přijetí hypoteční platby může být nebezpečný pokud nemáte rádi
    čekání v dlouhých řadách , vyplnění závažné formuláře
    , a odmítnutí úvěru na základě vašeho úvěrového skóre .
    Přijímání hypoteční platby může být problematické, pokud nemáte rádi čekání v
    dlouhých řadách , podávání extrémních formulářů
    , a odmítnutí úvěru na základě vašeho úvěrového skóre .
    Přijímání hypoteční platby může být problematické , pokud nemáte rádi čekání v dlouhých řadách , vyplnění
    extrémních formulářů a odmítnutí úvěrových
    rozhodnutí založených na úvěrových skóre . Nyní můžete
    svou hypotéku zaplatit rychle a efektivně v České republice. https://groups.google.com/g/sheasjkdcdjksaksda/c/IvJFDF2_Le0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *