A Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo Frio realizou nesta quarta-feira (23) uma vistoria da qualidade da água e no armazenamento dos alimentos no navio-sonda NS 040 Corcovado, na região do pré-sal, em Angra dos Reis. O procedimento é para controle de surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos e Água (DTA).
A equipe esteve a bordo para inspecionar o cumprimento das condicionantes referentes a uma vistoria realizada no dia 1º de fevereiro de 2018, quando houve um surto de DTA na embarcação, que acometeu 30 trabalhadores.
A chefe da Vigilância em Saúde Ambiental, Andreia Nogueira, explicou que imediatamente a equipe foi informada e a situação resolvida.
“Na época nos acionaram para investigação de causa. Relacionamos alguns apontamentos a serem cumpridas, e na volta da embarcação a águas brasileiras fomos conferir se todas as adequações foram cumpridas”, disse.
Além de realizar vistorias em terra, a equipe de Vigilância em Saúde Ambiental também faz o procedimento em plataformas, navios sondas e transatlânticos. Essa inspeção acontece quando há mais de quatro casos de pessoas com sintomas de Doenças Transmitidas por Água e Alimentos (DTA) dentro de uma embarcação.
Esse acionamento é feito pela equipe médica da empresa quando os embarques são no aeroporto de Cabo Frio, e no caso dos transatlânticos, que atracam na cidade. O grupo, treinado pela Secretaria Estadual de Saúde, verifica a qualidade de água e dos alimentos por meio de amostras.
“O navio-sonda veio da Espanha e aguarda liberação para operações de perfuração e extração petrolífera a partir de novembro deste ano. Todo o embarque e desembarque de seus funcionários irá acontecer através do Aeroporto de Cabo Frio”, informou Andreia.