A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) terá uma renovação de 51% dos cargos após as eleições deste domingo (7). A partir do ano que vem, a composição da assembleia irá contar com 34 deputados reeleitos e com 36 parlamentares em seu primeiro mandato.
A posse dos novos integrantes vai acontecer em fevereiro de 2019. Segundo a Alerj, a maior bancada será do PSL, com treze deputados, seguido da bancada do Democratas, com seis parlamentares e logo após a bancada do PSol traz cinco.
Ainda segundo dados da assembleia, a bancada feminina terá um aumento significativo. Na próxima legislatura serão 12 mulheres, o que corresponde a um crescimento de 33% em relação à situação atual. Entre as eleitas estão três mulheres que trabalhavam no gabinete da vereadora Marielle Franco (PSol), executada em março deste ano no Estácio, região central do Rio. São elas: Mônica Francisco, Renata Souza e Dani Monteiro, todas do PSol.
Pela Região dos Lagos, foram eleitos o Doutor Serginho (PSL), de Cabo Frio, com 26.906 (0,35%) e o sub-tenente Mauro Bernardo (PROS), também de Cabo Frio, com 16.855 votos (0,22%).