fbpx
HomeAraruamaTRE abre inscrições para evento online de combate à desinformação

TRE abre inscrições para evento online de combate à desinformação

Objetivo da ação é construir uma rede articulada e mobilizada para combater a desinformação nas próximas eleições

-

Estão abertas as inscrições para o evento online de combate à desinformação Democracia Digital – Eleições 2020. A iniciativa será realizada nesta sexta-feira (24) pela Agência Lupa, pelo Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e consiste na realização de um talk show, no turno da manhã, e de uma oficina virtual de checagem, à tarde. Os interessados têm até esta quinta (23) para se inscreverem para uma ou para as duas atividades, mas, atenção, as vagas são limitadas.

O objetivo da ação é construir uma rede articulada e mobilizada para combater a desinformação nas próximas eleições com a participação de públicos estratégicos e com o apoio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos em todos os estados brasileiros.

O projeto está dividido em duas etapas no mesmo dia. Na primeira, das 9h30 às 11h30 e em formato de talk show, será conduzido o debate “Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ajudar na preparação para as próximas eleições municipais?” A proposta é que os participantes convidados façam perguntas em tempo real para os debatedores.

Essa etapa terá a participação do presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio Brandão; do coordenador da propaganda eleitoral do Rio, juiz Luis Márcio Pereira; do diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Rio, desembargador eleitoral Ricardo Alberto Pereira; da jornalista âncora da CBN Petria Chaves, que atuará como mediadora; da diretoria de conteúdo da Agência Lupa, Natália Leal; do codiretor do IT&B, Ariel Kogan; do diretor do MCCE, Luciano Caparroz Pereira Santos; da procuradora regional eleitoral, Silvana Batini; da presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB-RJ, advogada Vania Aieta; e da promotora de Justiça Miriam Lahtermaher.

Já a segunda etapa, que irá ocorrer das 14h às 16h, será uma oficina de checagem conduzida pelo jornalista e um dos fundadores da Agência Lupa Raphael Kapa. Serão abordados tema como mecanismos para identificar imagens e notícias falsas, dicas básicas para não “cair” em notícias falsas, metodologia de checagem, o impacto da desinformação na democracia e o que aprendemos nas últimas eleições e com a pandemia do coronavírus. Nas duas etapas será utilizada a plataforma “Google Meet”, ferramenta de videoconferência de uso corporativo. Todos os participantes vão receber um e-mail com o dia, horário e o link da videoconferência.

Faça aqui sua inscrição para o talk show (turno manhã) e aqui para a oficina virtual de checagem (turno da tarde).

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Frota nova de viaturas reforça segurança pública de Cabo Frio

0
No primeiro momento, 7 viaturas foram entregues para a Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Romu e Guarda Marítima e Ambiental. Ao todo, serão 15 viaturas