O feriadão de Carnaval deve reunir um público de cerca de 300 mil pessoas em Arraial do Cabo. Pelo menos, essa é a expectativa do secretário de Turismo, Junior Chuchu. Em entrevista exclusiva ao Portal Fontecerta.com nesta quinta-feira (25), o vereador licenciado confirmou o desfile de blocos, falou sobre o planejamento da folia e pontuou que a programação final deve sair até terça-feira (30).
De acordo com Chuchu, os dias com mais movimento do Carnaval devem ser domingo e segunda, respectivamente, 11 e 12 de fevereiro. “Tendo em vista que, no Ano Novo, entrou mais de 400 mil pessoas, a gente acredita que vai ficar nesse número aí [300 mil]”, disse.
O planejamento de Arraial do Cabo para o Carnaval começou ainda no fim do ano passado. Conforme disse ao Fontecerta.com em dezembro, Chuchu ressaltou que a Prefeitura já previa diversas ações até a Quarta-Feira de Cinzas, 14 de fevereiro. Nesse sentido, o secretário pontuou a estrutura para receber a folia.
“A gente vai criar três pontos fixos, que nós vamos chamar de Arena. Lá, vão ter atações musicais, no Centro, em Monte Alto e em Figueira, todos os dias. E vamos estar aí nessa logística dos blocos tradicionais aqui da nossa cidade”, afirmou Chuchu.
Secretário de Turismo fala sobre desfile a apoio aos blocos
Entre os blocos carnavalescos que prometem agitar o Cabo, estão os tradicionais Tribo da Onça, Zinzimba e Bloco do Feijão. O Arraial Free, Arraial Folia, Figueira Folia e Monte Alto Folia também devem movimentar a festa em diferentes bairros da cidade.
De acordo com Chuchu, a Prefeitura vai dar suporte de logística às agremiações. Além disso, o município e Associação dos Blocos estão em diálogo para ver qual estrutura cada um precisa para que o município tente ajudar “da melhor forma possível”.
“Alguns vão precisar de trio, por exemplo. Outros, de bateria. A gente está vendo como consegue ajudar”, pontuou Chuchu. O secretário afirmou que reuniões seguem acontecendo para resolver a parte interna e a programação de blocos deve sair até terça-feira.
Logística e trabalho multidisciplinar no Carnaval de Arraial do Cabo
Aliás, falando em reunião, Chuchu afirmou que, na próxima semana, os secretários vão se encontrar para discutir a realocação temporária de servidores comissionados. O objetivo é que as pastas que não são de serviços essenciais doem parte de seus funcionários em alguns momentos para ajudar no Carnaval.
Durante o período festivo, a Prefeitura também vai intensificar ordenamento nas praias, distribuir pulseirinhas para crianças e instalar postos de atendimento de saúde. Além disso, o município promoverá mudança na rota dos ônibus e bloqueios de algumas ruas em determinados horários por conta dos blocos. “A gente vai divulgar também na terça-feira”, declarou Chuchu.