A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro decidiu na tarde desta terça-feira (27) que o bairro de Maria Joaquina passe a pertencer a Búzios. Por 47 votos a zero, foi derrubado o veto do governador Luiz Fernando Pezão (MDB) ao projeto de lei 2.583/13, do deputado Paulo Ramos (sem partido). Agora a lei será promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.

Uma caravana com cerca de 100 pessoas de Búzios, entre moradores e políticos, acompanhou a votação das galerias do plenário. A decisão foi muito comemorada uma vez que a alegação é de que o bairro não tinha a atenção devida de Cabo Frio, mas também não poderia receber melhorias pelo lado buziano.

“A população sempre faz essa reivindicação e a Alerj derrubou o veto em defesa do bairro. Não queremos prejudicar Cabo Frio e verificaremos se haverá perdas e procuraremos compensações”, disse.

O prefeito André Granado (MDB) também acompanhou a votação de perto. Ele festejou o resultado.

“A Alerj entra para história por ter cometido um ato de justiça e reunido a família, pois Maria Joaquina sempre pertenceu à Búzios”, comemorou.

Quilombo Maria Joaquina

O pertencimento cultural também foi um dos pilares da reivindicação de anexação do bairro, que traz o nome de um quilombo da região. Sirleide Souza, que pertence à Associação de Mulheres Negras da Rasa, contou que ouvia de sua avó histórias sobre o local e a chamada Casa da Farinha. Ela lembrou que a história do Quilombo Maria Joaquina está diretamente associada a do Quilombo da Rasa, que desde 1995 faz parte de Búzios.

Cabo Frio – O portal entrou em contato com a prefeitura de Cabo Frio para ter um posicionamento sobre o resultado e aguarda a resposta.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *