A tradicional Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, teve os serviços transferidos por conta do corte no fornecimento de luz realizado nesta segunda-feira (11) por falta de pagamento. Segundo Enel, ao todo, seis unidades da prefeitura tiveram corte do fornecimento de energia, entre elas a Coordenadoria de Postura. Nem a empresa e nem a Prefeitura divulgaram quais são as outras quatro unidades que teve o fornecimento interrompido.
O Charitas é sede da Secretaria de Cultura e de exposições artísticas permanentes e temporárias, além de ser palco de vários eventos culturais da cidade. Segundo a administração do local, os serviços realizados na casa de cultura foram transferidos para o Solar dos Massa.
Em nota emitida nesta segunda-feira (11), a Enel informou a decisão de interromper o abastecimento de energia após tentar negociar o débito em várias ocasiões. O corte foi precedido de notificações e cumpre rigorosamente as normas estabelecidas pelo órgão regulador. A Prefeitura informou, também na segunda-feira, que a Secretaria de Administração já está resolvendo a situação junto à Enel.
Nesta terça-feira (12), a Prefeitura informou que nenhum setor essencial teve o fornecimento de energia interrompido, e que aguarda o desbloqueio das contas bancárias, que estão bloqueadas pela Justiça para pagamento de precatórios (dívidas de anos anteriores) para retomar a negociação com a Enel.