A secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) já confirmou seis óbitos por dengue na Região dos Lagos neste ano. Os dados foram passados pela pasta ao Portal Fontecerta.com nesta terça-feira (16). O maior número de registros de mortes foi em Araruama, com três. Além disso, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande também registraram falecimentos por conta da doença.
Aliás, Araruama também lidera os números de casos prováveis de dengue. Foram 1.280 registros, contra 552 de Cabo Frio, que ficou em 2º no levantamento. Na sequência, vêm Búzios e Arraial do Cabo, que não registraram mortes, mas tiveram, respectivamente, 326 e 319 notificações. Logo depois, aparece São Pedro da Aldeia, com 296 casos prováveis e, por fim, Iguaba Grande, com 145 registros.
De acordo com a secretaria estadual, em todo o estado do Rio, foram 207.545 casos prováveis de dengue, com 117 mortes. Enquanto isso, com relação à vacinação, a SES-RJ declarou que, por determinação do Ministério da Saúde, enviaram vacinas aos seguintes municípios do estado: Rio de Janeiro, Nilópolis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Itaguaí, Magé, Belford Roxo, Mesquita, Seropédica, Japeri e Queimados.
O que dizem os municípios
A secretaria de Saúde de Cabo Frio informou que, até às 16h30 desta segunda-feira (15), a cidade tinha 578 casos confirmados de dengue. Além disso, o município reportou a internação de 75 pacientes, confirmação de um óbito confirmado e investigação de outro. Além disso, pontuou que 274 casos também aguardam o resultado das análises clínicas. Por fim, vinte pacientes estão em observação.
Apesar disso, de acordo com a classificação da secretaria Estadual de Saúde, o município de Cabo Frio se encontra na classe 2, com incidência de 260,17 por 100 mil/habitantes. A atual classe/incidência não entra no parâmetro de epidemia, considerado a partir de 300 casos por 100mil/habitantes.
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou a confirmação de 227 casos de dengue, com um óbito. Conforme a secretaria de Saúde, os bairros Porto do Carro, Fluminense, Campo Redondo e Vinhateiro registraram o maior número de casos de dengue. O município não notificou registros de zika e chikungunya neste ano.
Já a Prefeitura de Arraial do Cabo esclareceu que não há internações no município em função da dengue e também não houve registro de novo óbito.
Enquanto isso, com relação a Iguaba Grande, os dados da Prefeitura são diferentes do governo estadual. O município confirmou apenas 71 casos da doença dentre 622 notificações, enquanto 476 foram descartados. De acordo com o último boletim, na sexta-feira (12), não haviam óbitos em Iguaba Grande.
O Portal Fontecerta.com procurou as prefeituras de Búzios e Araruama, mas não obteve retorno.