Prefeitura de Cabo Frio apresenta projeto de revitalização da Orla do Peró Bandeira Azul

Obras estão sendo programadas para o mês de julho. Foto: Divulgação/Prefeitura

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (25) trouxe ao conhecimento de todas as entidades envolvidas no Programa Bandeira Azul Praia do Peró, como serão executadas as intervenções físicas que propiciarão a certificação definitiva da Praia no Programa Bandeira Azul.

Após o “sim” da Prolagos em relação à construção de uma nova rede de esgoto para atender aos quiosques e adequações para a rede de abastecimento de água, os coordenadores do Bandeira Azul deram início ao processo de execução e tramitação protocolar para que as obras comecem o mais rápido possível.

Segundo a superintendente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e do Meio Ambiente, Anne Apicelo, autora do projeto urbanístico, a prioridade serão os quiosques.

“Precisamos definir como será o processo de demolição e reconstrução dos quiosques, se todos de uma vez ou em partes, já que eles significam a maior modificação – e a mais importante – nessa segunda etapa. É preciso que sejam eliminadas as caixas de gordura e que sejam feitas as adequações à nova rede de esgoto que será providenciada pela Prolagos. Para isso, é preciso que todos os quiosqueiros participem dessa decisão. Os atuais quiosques deixarão de existir como são e passarão a ser mais um cartão postal da Praia do Peró”, afirmou a superintendente.

Para um dos coordenadores do programa Bandeira Azul Praia do Peró, Magno Maiques, a participação de todos os envolvidos no processo é muito importante para que tudo aconteça na hora e da maneira correta.

“O prefeito Adriano Moreno nos pediu prioridade na certificação definitiva da Praia do Peró no Programa Bandeira Azul. É isso que nós estamos fazendo, de acordo com o que mandam os critérios internacionais e sem deixar nenhuma ‘ponta solta’. Tivemos presentes nesta reunião, representantes de grande parte dos envolvidos, inclusive a  de uma representante da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil –, que será um novo parceiro, e de muita valia, nesse processo que estamos desenvolvendo. E novas reuniões serão realizadas, com cada vez mais pessoas, para que a Praia do Peró continue a ser exemplo para o Rio de Janeiro e para o Brasil”, disse Magno.

A expectativa é de que, na próxima reunião ordinária do Comitê Gestor do Bandeira Azul Praia do Peró, seja definida a data de início das obras, inicialmente projetadas para o mês de julho, já que a nova avaliação do Comitê Internacional acontece em meados de novembro.

FacebookWhatsAppTelegramXThreads