Estado do Rio vai abrir mais de 1,6 mil vagas para o Corpo de Bombeiros em 2025

Edital para soldado especialista em Busca e Salvamento foi publicado nesta quarta-feira (11), com salário inicial de R$ 5,2 mil; Governador também autorizou nova seleção de bombeiros temporários

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) vai abrir mais de 1.600 vagas para oficiais e praças da corporação neste ano. O governo do estado oficializou a novidade nesta quarta-feira (11), através da publicação dos edital do concurso para ingresso de 144 soldados efetivos e do anúncio do processo seletivo de contratação de 1.500 bombeiros temporários voluntários – que seja publicado durante o segundo semestre de 2025. Ao todo, serão 1.644 vagas abertas.

“Vamos promover uma expansão histórica no maior Corpo de Bombeiros Militar do país. A abertura simultânea de concursos e processos seletivos reforça o compromisso do Governo do Estado com a modernização e o fortalecimento da corporação, aprimorando ainda mais sua atuação de excelência em todo o estado”, afirmou o governador.

Concurso oferece 144 vagas efetivas de soldado

O concurso é voltado para o cargo de soldado bombeiro militar, com habilitação em Busca e Salvamento. A remuneração inicial é de R$ 5.233,38, logo após a conclusão do curso de formação. O concurso exige nível médio completo e será composto por diversas etapas, incluindo:

  • Prova objetiva;
  • Teste de aptidão física (TAF);
  • Teste de habilidades específicas;
  • Exames médicos;
  • Avaliação documental;
  • Prova de títulos.
  • Os interessados devem ter mais de 18 anos. As inscrições começam hoje e vão até o dia 07 de julho.
  • As provas têm início previsto para 17 de agosto e serão realizadas pela IDECAN.

Seleção para 1.500 bombeiros temporários

Já o processo seletivo de contratações temporárias possui outras regras. As 1.500 vagas serão distribuídas entre diferentes funções operacionais e técnicas:

  • Soldados: 1.139 vagas;
  • Combatente: 304;
  • Motorista: 152;
  • Técnico de enfermagem: 367;
  • Guarda-vidas: 284;
  • Auxiliar de saúde bucal: 32;
  • Oficiais temporários: 361;
  • Dentistas: 48.
  • Oficiais de saúde: 313, entre cardiologistas, ginecologistas, pediatras, psiquiatras, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outras especialidades.

A expectativa é que os editais para as vagas temporárias sejam publicados ao longo do segundo semestre. Os selecionados atuarão de forma voluntária, por tempo determinado, que pode chegar a 8 anos.

“O CBMERJ se prepara para ampliar seu quadro com profissionais altamente qualificados e alinhados à missão de proteger a população fluminense, reforçando seu papel estratégico na segurança da sociedade”, disse o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.

FacebookWhatsAppTelegramXThreads